terça-feira, 21 de agosto de 2007

Papa-figo na Ceilândia...

Ainda é muito recente e intensa a sensação de ver a garotada chegar com o livro na sacola dos Roedores. Desde então os primeiros momentos são de compartilhamento das histórias descobertas. No último sábado, 18/08, ouvi frases do tipo:

- Olha o que tem de legal no "meu" livro!!!
- Ah, a história do meu foi assim!!!

Enquanto isso, eu só de olho no que seria para mim o melhor dia do ano do projeto!!! Por vários motivos. Um deles foi notar o engajamento dos outros roedores. A preocupação com os "detalhes" que tanto frisamos nas reuniões e que as vezes são esquecidos. O papa-figo que a Juliana trouxe junto com as quadras de advinhas do Ricardo Azevedo deixou o grupo atento, envolvido. É isso: envolvimento!!! Acho que até os meninos não deram tanto trabalho nesta semana. Isso tem diminuído a cada encontro. A literatura tem aplacado a indisciplina.Disciplina. Uma das crianças não apareceu. Talvez por conta da minha exigência por disciplina. Outra, pela primeira vez não foi repreendida durante as três horas do projeto. Talvez por conta da minha exigência por disciplina. Não sei como avaliar isso. Vou esperar a semana que vem e espero encontrar todos na Pró Gente!!!
A oficina de artes foi outra felicidade. Vilma e Luciana deixaram todos pintarem o sete, o oito, o saci, a mula e outras fantasias. A experiência com tinta e pincel parece ter ampliado o sorriso de todos. Acredito - por algumas dificuldades motoras que notamos - que muitos não desfrutam do prazer de desenhar e pintar em casa e na sala de aula. Eles brincaram bastante com cores, pincéis. Comparavam os trabalhos. Tinha sempre um olho espiando para ver se estava melhor ou pior... enfim, a oficina foi um show!!! Para encerrar, gostaria de falar dos bastidores. Além da Edna e do Célio, que nem sempre aparecem nos comentários, mas que têm fundamental importância para o desenvolvimento das nossas idéias, nada disso seria possível na Ceilândia sem o empenho e doação dessas três maravilhas aí abaixo. Representando a Pró Gente que nos recebe com toda a atenção devida temos - da direita para a esquerda - a Tita, que nos ensina as entrelinhas, os cuidados do trabalho com as crianças daquela região (vocês não imaginam como são tortuosos os caminhos), a Néia e sua filha, imprescindíveis para o sucesso do lanche e da limpeza do espaço. Meninas, obrigada de coração. Sabemos das dificuldades - tantas. Sabemos o quanto seria fácil dizer: - NÃO!!! Obrigada pelo SIM que nos abraça, fortalece e transforma a vida de todos em volta.
Ih, eu ia me esquecendo... todo mundo levou livro para casa!!!

Nenhum comentário: