sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Gabriel, O Pensador - para crianças!!!

Tá pensando que fazer música pra criança é fácil? Nada disso!!! Por isso venho aqui dizer que tem CD novo na banca. Na banca? É isso aí. A revista Nova Escola lançou uma edição especial que além de um conteúdo especial sobre Educação Infantil (da creche até os 05 anos) traz encartado um super presente: um CD do poeta/rapper/escritor Gabriel O Pensador enveredando pela música infantil.
Os Roedores de Livros estiveram com Gabriel no Salão do Livro Infantil e Juvenil da Fundação Nacional do Livro Infantil (FNLIJ), no Rio de Janeiro em maio último e vimos de perto a força do carisma e da simpatia dele com as crianças. Para se ter uma idéia, devia ter umas 200 crianças ligadas no que Gabriel estava falando e aí, Ziraldo apareceu na sala. Ninguém deu bola para o autor de Menino Maluquinho. Todos queriam as novidades do jovem carioca que, no seu primeiro livro infantil já arrebatou um Prêmio Jabuti. Eu fui lá, levei o meu Um Garoto Chamado Rorbeto (assim mesmo com o R antes do B) para ganhar um carinho do autor.
Foi lá que ele falou sobre o projeto do CD com músicas para crianças. Deu uma palhinha à capela e enrolou a língua de todo mundo com a interatividade da canção GUALÍN que abre o CD. A brincadeira consiste em colocar a primeira síliaba da palavra no final dela. Por exemplo: Roedores de Livros se transforma em Edoresro de Vrosli. A música é uma delícia. Ele acertou a mão. As duas canções seguintes não me encantaram. SUPERTRABALHADOR soa como uma brincadeira sem graça. EU NÃO SOU MENTIROSO é o resgate de uma gravação feita pelo menino Gabriel em 1985. Ele brinca com versos familiares para mim como “As vacas pulavam de galho em galho / Os passarinhos pastavam / ele dizia: prefiro a morte a perder a vida”. Mas soa um pouco deslocado com a base musical. Não gostei. Aí vem NA CASA DA VOVÓ BISA. Apesar de ser muito parecida com a idéia da SOPA do Palavra Cantada (a repetição de “Na casa da vovó Bisa tem” me remete a “Que é que tem na sopa no neném”) a música é ótima e criança não está nem aí para essas coisas. Aumente o som que essa já é sucesso!!!
Para encerrar, Gabriel recita UM POEMA PARA SANDRA E PEDRO e mostra a força da sua poesia. Não quero estragar a surpresa. Vá numa banca próxima e invista R$ 6,90 na edição especial da NOVA ESCOLA que vem com o CD GABRIEL O PENSADOR PARA CRIANÇAS. Esqueça o encarte do CD. Escute a faixa 05. Você vai se emocionar. Parabéns Gabriel. Não é fácil fazer música para criança. Música boa, sem “mãozinhas pra cima”, “passinhos pro lado”. Para os Roedores de Livros você não é apenas carisma. É TALENTO! Ou melhor, LENTOTA!!!

3 comentários:

Lello disse...

Eu comprei a revista com cd do gabriel e gostei, ficaram otimas as músicas e principalmente a poesia
abração

Todas as Maria's do Mundo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Todas as Maria's do Mundo disse...

Tamb�m comprei,mas de tudo que ouvi o poema � O MELHOR,pena ser pouco,poderiam ter feito um trabalho maior com poemas.
Beijo.