terça-feira, 30 de outubro de 2007

Sorrindo na chuva!!!

Quando Ana Paula e eu resolvemos juntar as estantes tive a certeza de que nossa paixão por livros alimentaria outras paixões afins. Lembro que no princípio eu fui o primeiro a me encantar com o acervo dela. Muitos livros de arte e uma quantidade infinda de títulos infantis e juvenis. Foi um período de descobertas para mim. Parecia um menino de 10 anos que acabara de ganhar seu primeiro videogame. Minha estante carregava a leveza dos poetas, o peso das biografias, a poeira dos clássicos. Parecia ainda mais sóbria e austera quando posta ao lado daqueles livros coloridos repletos de infância.

Eu ganhava uma nova família. Trazia comigo o desejo de dividir aquelas leituras com a minha amada, com seus filhos e com o meu Pedro. Ah, em nossa família temos dois Pedros. Aí a gente identifica assim: um meu, um teu, dois nossos. E ainda tem a Júlia e a Ceci. Quatro nossos! Ufa!!! Mas meu Pedro não mora conosco.

Um dos primeiros livros que me saltou aos olhos na estante da Ana Paula foi O MENINO QUE CHOVIA do paulista Cláudio Thebas (Ilustrações de Ivan Zigg, Cia das Letrinhas). Acho que aqui em casa e lá na casa do Pedro os meninos choviam demais. Fiquei encantado com o ritmo do texto. Tinha um quê de música ali. Todo escrito em quadras, o engraçadíssimo texto fala de um menino que, quando contrariado, chovia de verdade. Relampejava. Então, se tinha salada no prato, se algo não dava certo no futebol, se não faziam o que ele queria... o menino chovia.

"E todo dia era assim,
Uma chuva sem fim, chuvarada.
Por qualquer coisa-coisinha
O menino relampejava.
"

É claro que lá pelas tantas o autor reúne a família do menino e resolve a questão com muita criatividade, sem deixar o bom humor de lado. Adorei o livro. Fui a uma livraria, comprei outra edição e mandei para o meu Pedro pelo correio. Naquele ano não se falava em seca no Vale do São Francisco. Teve até umas chuvas torrenciais por aquelas bandas. Pedro chovia muito. Hoje ele vive sorrindo. Vez em quando baixa uma nuvenzinha, mas quem não fica assim?

O livro fala de uma criança mimada, chorona, birrenta, enjoada como muitas que vivenciamos por aí. Conta do sofrimento da família com aquela situação. Mas para quase tudo se tem solução. O tema é árido (!!!), mas o talento do autor e as ilustrações sempre cheias de graça do Ivan Zigg tratam do assunto com muita leveza. Particularmente acho delicioso lê-lo em voz alta. O som e o ritmo das palavras deixam o tempo mais ensolarado. Cheio de SONRISOS (sic).

Por aqui, a Júlia chove quando a janta é sopa. Pedro Bernardes chove quando não pode ver desenho e o Pedro Tino chove quando tem que dormir cedo. Mas é uma chuvinha de nada, inofensiva. Coisa de criança. Nada que cause uma inundação.


P.S. O Cláudio Thebas escreveu outro livro que nós gostamos muito por aqui, chamado Amigos do Peito (ilustrações da Eva Furnari, Formato). Mas a história deste livro eu deixo pra depois.

Nenhum comentário: