quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Poeira das estrelas...

Domingo passado resolvemos desligar um pouco do mundo e ir ao cinema. Fomos assim, sem saber o que assistir. Várias salas destacavam o Tropa de Elite, mas, definitivamente não era esse tipo de filme o que procurávamos. Um cartaz que nos chamou a atenção foi o do Stardust – O mistério da estrela. No elenco, Michelle Pfeiffer e Robert DeNiro chamaram minha atenção. Em algum lugar estava escrito UM CONTO DE FADAS PARA ADULTOS. Sem dúvida alguma, aquela foi a nossa escolha.
O enredo repleto de tramas paralelas que se encontram aqui e ali só enaltecem o talento de Neil Gaiman autor do texto originalmente publicado como o romance ilustrado STARDUST. Gailman é o autor da série Sandman – uma pérola dos quadrinhos. Mas no nosso universo da literatura infantil teve publicado pela rocco dois títulos igualmente geniais: Coraline (que está em fase de adaptação para o cinema) e Os lobos dentro das paredes. Estes livros não protegem as crianças de sustos e arrepios. Vai muito além dos padrões. Gailman escreve contos de fadas sem os "cuidados" das adaptações que os tradicionais contos europeus sofreram de Disney. Mantém o susto e instiga a fantasia. Mas vou deixar os comentários dos livros para uma outra hora. Agora quero falar do filme.
Um mundo fantasioso está além dos muros do povoado de Muralha. Um rei no seu leito de morte dita a profecia que revelará seu sucessor. Três velhas feiticeiras se alimentam da juventude no coração de uma estrela. Um jovem apaixonado busca a prova do seu amor. Fura-neve é o nome de uma flor européia com pétalas brancas que deu o nome original do conto que hoje conhecemos como Branca de Neve. Esta e outras referências aos tradicionais contos de fadas (como uma carruagem parecidíssima com uma abóbora) aparecem sutilmente por toda a trama. Acho que não preciso dizer mais nada. Vão ao cinema. De preferência numa sessão mais tarde. A nossa, vespertina, foi dublada. Mas não diminuiu a atuação de DeNiro que surpreende como o capitão de um navio que navega no céu. Gostosas risadas. Por fim, não é um conto de fadas só para adultos. Levem as crianças. Aproveitem para, depois do cinema, passar numa livraria e comprar um livro do Neil Gaiman. Pura fantasia.

Nenhum comentário: