terça-feira, 23 de outubro de 2007

A rua está do lado errado...

Havia um pé de tangerina no meio do caminho. Havia. Não há mais.

Eu ADORO tangerinas. Desde pequenininha quando vim morar aqui tinha uma época do ano em que Seu Humberto (que morava em frente de casa) trazia baldes com tangerinas colhidas do pé que ficava no terreno da sua casa. Antes, eu namorava a florada branca, espiava os frutos verdes ganharem seu colorido e enchia os olhos de desejo. A boca guardava uma vontade que explodia num sorriso quando Seu Humberto chegava com suas tangerinas. Confesso que eu gostava de sentir no nariz o aroma e os respingos das cascas furadas por meus dedos ávidos por seus gomos. Ah, era uma farra deliciosa. O tempo testemunhou minha infância e adolescência e as visitas de Seu Humberto e suas tangerinas.
Nossa rua é formada por gente mais velha, que chegou aqui no início da construção de Brasília. Amigos de meu pai viram seus filhos crescerem brincando conosco. Uma rua solidária, como poucas em grandes capitais. Vez em quando alguém mais idoso diz adeus e parte para o lado misterioso da vida. Foi assim com Seu Humberto há uns dois anos. Ele já era viúvo. Na casa, ficou a saudade, o pé de tangerina e o Beto, amigo da minha meninnice, que herdou do pai a generosidade de deixar a cada safra um balde repleto da fruta para mim e os daqui. Foi assim por pouco tempo. Ao retornar de uma viagem de uma semana, descobri que o Beto vendera a casa e se mudara para um apartamento. Começaram a derrubar a antiga construção e a levantar uma nova. A rua se mobilizou. Queriam saber se o novo proprietário manteria vivo o pé de tangerina. Pelo jeito, não era só eu a apreciar os frutos. Cresceram os rumores de que a árvore mais antiga da rua sobreviveria àquela construção que brotava vertiginosamente em frente da minha casa. No fundo, ficava em mim o consolo de, se não iria mais provar os frutos, pelo menos namoraria as flores e as tangerinas com meu olhar guloso. Não foi bem assim. Num fim de tarde primaveril em que os Flamboyants coloriam Brasília com seus vermelhos e laranjas meu pé de tangerina de estimação foi arrancado. Suas raízes ganharam o solo da minha memória onde buscam nutrientes no meu olhar saudoso. Para fugir da tristeza entrei no mundo de saudades e sentimentos d'A CASA DOS BENJAMINS (Socorro Acioli, ilustrações de Daniel Diaz, Caramelo). O livro tem como personagens uma menina curiosa, uma casa amarelada pelo tempo e quatro benjamins (fícus benjamim). Não havia muro. Entre a rua e a casa, só as quatro frondosas árvores, guardiãs daquele lar. A menina quer conhecer a história daquele misterioso lugar. Compartilha com sua professora os medos, os sonhos. Ganha coragem e a companhia de uma velhinha simpática que a convida para conhecer os segredos da casa. Viaja no tempo.
Conhece um lugar repleto de árvores e peixes. Antigos personagens daquele mesmo lugar. Além da casa, a menina só reconheceu os Benjamins. Descobriu que a velhinha ao seu lado era a escritora Rachel de Queiroz. Conheceu a história por trás do mistério. “Quem deixa livros no mundo não morre nunca” diria Raquel. Mas a frase que eu guardei no coração foi a resposta para o motivo dos Benjamins no meio da rua: “Porque as árvores vieram primeiro, a rua é que está no lugar errado”. Ao fim do encanto com a visita e suas descobertas, a menina descobre que “tudo estava como antes. As casas com grades e muros. As árvores dentro das casas. As ruas asfaltadas e sem árvores. Os quintais sem açude, sem pomares, sem espaço para o vento passar”.
O livro é inspirado num espaço real. Uma casa em Fortaleza onde Rachel de Queiroz escreveuseu romance de estréia, O Quinze. As belas ilustrações de Daniel conversam com um fundo fotográfico e com as folhas dos benjamins de que fala a história. Dão ainda mais beleza às palavras de Socorro. Flagram a cumplicidade que os dois carregam. Ilustrador e escritora são, antes de tudo, amigos. Daqui de longe fico amiga dos dois por dividirem comigo esta história repleta de sentimentos. Fim do livro e eu também desencantei e dei de cara com a realidade. Minha rua parecia aquela com grades e muros. Agora, sem pé de tangerina. Alguma coisa me diz que a rua está do lado errado.
P.S. A primeira foto é o registro daquele entardecer sem o pé de tangerina. Depois, capa do livro da Socorro Acioli e detalhe de uma ilustração do miolo. Daniel Diaz é clicado numa performance ao vivo no Salão do Livro Infantil da FNLIJ e, por fim, Socorro e eu num momento de descontração em terras cariocas.

Um comentário:

Socorro Acioli disse...

Ana Paula, que alegria ler esse post. � uma honra. Passei por aqui para ler seu texto inpirado e encontro uma homenagem t�o emocionante. Isso me d� for�as para seguir! Beijos e obrigada,
Socorro Acioli