Chegamos do Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens. Uma semana convivendo com os Gigantes. Uma semana aprendendo, descobrindo e cultivando amizades. Levando os Roedores de Livros para muito além dos limites da Ceilândia. Nestes dias, choramos, sorrimos, vivemos a literatura infantil.
Neste primeiro momento, busquei uma foto que resumisse tudo isso. Aqui está. Era quase meia noite e o papo se alongava no saguão do hotel. Ouvíamos, atentos, os saberes de Nelly Novaes Coelho (ao centro), a mãe da Literatura Infantil como a conhecemos hoje. Seus livros são obrigatórios para quem deseja mergulhar neste universo repleto de fantasias. Toda a teoria se origina ali, naqueles olhinhos felizes. Sua sabedoria, seu riso jovem, sua memória inabalável... tudo isso nos emocionou. Somos filhos de Nelly, como tantos outros presentes neste Salão. Naquela noite, ela nos pegou no colo, contou algumas histórias e nos fez sonhar com um mundo melhor. Pequenos, os Roedores de Livros podem dizer que na Terra de Gigantes há muito amor pelo livro e pelas crianças.
Por enquanto é só. Temos muito a contar. Mas faremos isso aos poucos. Agora, vou mergulhar no mundo dos sonhos. Certamente, depois de tanto faz de conta, encontraremos mais forças para tocar a realidade do nosso projeto. Beijos saudosos a todos os amigos do Salão. Aos amigos de Brasília, até breve. Amanhã teremos novas histórias para contar. That's all, folks.
Um comentário:
Estou estudando literatura infanto-juvenil. vc poderia me indicar leituras que mostram os novos paradigmas da LIJ contemporâneos?
Postar um comentário