segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Brinquedos e badulaques com Rubem Alves

Na última terça, 11 de setembro, Brasília recebeu uma visita ilustre do mundo das letras e da educação. O professor Rubem Alves destilou suas impressões sobre a arte de ensinar para um público formado por professores da rede particular. Convidado por uma editora, se desfez do possível capuz de mero vendedor que este evento poderia sugerir, para – inclusive – brincar com o conteúdo gramatical obrigatório dos programas escolares como dígrafos e afins: “dígrafos não servem pra nada!”.
Nós roemos um buraquinho na parede e conseguimos entrar no recinto. Não podíamos perder as palavras do criador de metáforas geniais sobre educação como “País dos dedos gordos” e “Urubus e sabiás”. O encontro foi repleto de pequenas histórias como a de quando sua filha voltou do primeiro dia de aula. Ansioso, o pai perguntou: - Como é a sua professora? Resposta da pequena sensível: - Ela grita!!!
Daí, contou que a primeira aptidão que um bom professor precisa oferecer: gostar de crianças. A primeira coisa que deve professar: ensinar a VER. O educador enumerou as três etapas da vida – e isso vale para todos os mortais: Ensinar o que sabe; ensinar o que não sabe e o esquecimento. Deve-se esquecer o que aprendeu. Esquecer para lembrar. Confuso? Para explicar melhor, citou os Mestres do Zen Budismo que se dedicam a dar rasteira no pensamento das pessoas para que, sem as amarras dos “paradigmas” possam repensar. Ou seja, a teoria do Zen Budismo se encarrega de desensinar. Citou o paradigma medieval de que a terra era o centro do universo. Para que fosse aceita a idéia de Galileu Galilei de que a terra gira em torno do sol, foi preciso que a comunidade científica esquecesse a teoria até então em voga.
E tome histórias e poemas a encantar o público. O professor, que descobriu a poesia aos 40 anos, deitou palavras de Fernando Pessoa naquela tarde. “Pensar é estar doente dos olhos”. Depois, o primeiro slogan da coca-cola em Portugal, pelo poeta português: “A princípio estranha-se. Depois, entranha-se”. Vale para a literatura, não vale?

A história que mais gostei foi a de que o homem carrega duas caixas enquanto viaja pela vida. Na mão direita, uma caixa com objetos úteis, que Rubem Alves chamou de ferramentas. Extensões do corpo que servem para fazer algo, até então impossível de se fazer só com nossos recursos corporais ou coisas que podemos fazer mas com as ferramentas usamos de menor esforço. São melhorias do corpo. Na mão esquerda, o homem carrega outra caixa. Esta, repleta de objetos inúteis que o professor chama de brinquedos. Não servem pra nada, a não ser para nos dar prazer. As ferramentas são meios de vida, mas, sozinhas, não nos dão razão para viver. Na verdade, aprendemos a usar as ferramentas que abrem a caixa dos brinquedos. Nossa verdadeira razão de vida.

Rubem Alves desfilou seu “quarto de badulaques” repletos de dicas culturais. Falou de música clássica, citou o filme O Segredo de Beethoven, os livros de arte da editora Taschen, sua paixão pelo quadro Mulher de Azul Lendo uma Carta de Vermeer e pelas flores e caveiras de Georgia O’Keeffe, que nós também amamos. Livros? Rubem Alves despejou elogios à obra de Mia Couto, disse que gostou muito de O Caçador de Pipas e lembrou de uma obra de Milan Kundera chamada O Livro do Riso e do Esquecimento. Use a ferramenta da internet para descobrir estes brinquedos. É o que estamos fazendo por estes dias.
Por fim, Rubem Alves disse que o professor precisa ser educado para dar ouvido às crianças. Além de educar o olhar, é preciso educar o ouvir. O professor deve ser como uma mãe que garante, no seu silêncio observador, a mansidão do espaço da criança. Esta é, por fim, a essência da educação.
Chegamos famintos e saímos fartos. Devoramos os morangos que aquela tarde quente e seca nos ofereceu. Deliciosos. Brincamos muito naquele auditório. Se você ainda não conhece a obra de Rubem Alves não se intimide. Descubra “O País dos dedos gordos”, “Urubus e Sabiás” e outras de suas metáforas geniais no livro “Estórias de quem gosta de ensinar”. Depois de picado pelas palavras do professor você vai sentir uma vontade incontrolável de brincar com outros livros. Não é preciso ver Rubem Alves para se encantar por sua paixão pela educação. Leia e se apaixone também. Como diria o palestrante ao encerrar a sessão: “o pensamento tem gozo só de imaginar”.

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Nunca se viu tanta gente!!! Parte II

Sem dúvida a Feira do Livro de Brasília em 2007 recebeu um público expressivo de crianças e de pais em busca de mimos literários para seus filhos. A seguir vou citar as principais atrações da feira para as crianças do Distrito Federal, segundo a listagem apresentada pela prórpia organização: A escritora portuguesa Alice Vieira, Gabriel, O Pensador (lançando seu livro de 2005, Um Garoto Chamado Rorbeto e que a apresentadora oficial insistia em ler ROBERTO) e Roger Mello. O poeta Elias José aparece escondidinho no que eles chamam de “Programação dos Contadores de História”. Não aparecem na Programação Infantil, mas estão na Programação Geral o indígena paraense Daniel Munduruku e o genial amazonense Thiago de Mello. Juntos, apresentaram o “Talk Show: Um papo Irado” (Sic). Não pude ir, mas adoraria ver um papo irado com Thiago de Mello. Acho que perdi um dos momentos mais interessantes da feira. Você não foi? Que pena... parece que tinham uns 10 ouvintes. Para aumentar o público convidaram uma turma inteira de crianças que teve que sair no meio do papo irado pois o ônibus estava indo embora.
Anna Claudia Ramos também constou na Programação Geral mas daí a confusão: no papel, suas palestras seriam das 9h as 11 e das 14 as 16 do dia 06 de setembro. Na internet, ainda está lá o horário da segunda palestra: das 11h30 as 13h30. Resultado, auditório lotado na primeira sessão e na segunda, uma confusão com gente chegando aos poucos até que dois terços estivessem ocupados.

O mesmo aconteceu com Roger Mello. Eu e Ana Paula estávamos assistindo a palestra de Elias José (abandonado pela equipe da feira, salvo pela divulgadora da Paulus) quando chegou Roger ciceroneado por sua mãe. Tinham lido no JORNAL que o lançamento de Zubair e os labirintos seria das 11h30 as 13h30. Na internet estavam divulgando das 17h30 as 19h30 (o folheto com a programação não havia saído ainda). Confusão geral. Ninguém da produção da feira soube informar qual o horário correto. Na dúvida, Roger desfilou talento, bom humor, gentileza e competência em duas sessões. A primeira para um auditório com meia lotação. A segunda restrita a 20 atentos e encantados ouvintes. Anna Claudia Ramos não pode fazer a gentileza que transbordou em Roger Mello porque, como qualquer mortal, precisava almoçar. No mais, eu comprei as águas e servi aos autores citados, segurei microfone para Roger poder mostrar os encantos gráficos da boneca do livro Zubair, apresentei Anna Claudia Ramos à platéia – deveria ter apresentado Roger e Elias – e ainda tive que levar Anna Claudia Ramos ao aeroporto pois o motorista que deveria fazer o trajeto não estava no local no horário combinado. A palestra dela acabou as 16h e o vôo foi marcado para as 17h30. Foi uma correria!!!
Eu não conhecia a premiada escritora portuguesa ALICE VIEIRA. Desejei conhecê-la mas, além de não poder participar dos seus encontros na feira (disseram que foram ótimos), não encontrei seus dois livros publicados no Brasil pela SM: Contos e Lendas de Macau e Os olhos de Ana Marta. Talvez tenha sido incompetente na minha busca. Mas o premiado livro infantil de Thiago de Mello AMAZONAS: No coração encantado da floresta também não apareceu na feira. Zubair, de Roger Mello, não chegou a tempo. A DCL não levou o livro Nos Bastidores do Imaginário, tema da palestra de Anna Claudia Ramos, para seu estande. Enquanto isso, o release de divulgação da Feira do Livro informa que “no meio da semana a grade de programação da Feira era voltada ao público infantil. Muitas peças de teatro, contação de história e oficinas lúdico-pedagógicas, com brincadeiras relacionadas a atividades literárias”. Não, não foi fantasia. Foi, sim, a programação infantil da 26ª FEIRA DO LIVRO DE BRASÍLIA. Parabéns!!! Nunca se vendeu tanto livro. E, se estes livros estivessem por lá, teriam vendido muito mais.
P.S. Deixo aqui meu abraço ao amigo Lourenço Flores dono da livraria Esquina da Palavra. Sem lancheiras de livros, fantoches, jogos ou tapetes de EVA, deixou seu estande assim (foto acima) na manhã do primeiro sábado da feira.

Deve ter vendido todo estoque de livros fantásticos!!!

P.S. Esqueci de dizer que houve ainda (eu não vi, mas o release diz que houve) a incrível “mostra de cinema português”!!! (...)

Sensacional essa Feira do Livro, não foi?!

Nunca se viu tanta gente!!! Parte I

Tinha resolvido não falar sobre a Feira do Livro de Brasília de 2007 até receber por email a avaliação divulgada pela assessoria do evento contratada pela Câmara do Livro do Distrito Federal. Antes, quero deixar claro que sei das dificuldades financeiras e imagino o jogo de cintura que a organização deve ter feito para driblar as dificuldades. Mas acredito que com um bom planejamento e mais respeito com o leitor e com o autor (e isso não envolve dinheiro) a feira de 2008 pode ser melhor.
Não tenho competência para falar sobre a programação adulta da feira pois, embora seja leitor de Mirisola, amigo de Lira Neto, fã de Moacyr Scliar e das biografias de Paulo César Araújo, não me sinto à vontade para falar sobre eles, além de não ter acompanhado de perto esta programação. Deixo claro ainda que os Roedores de Livros não participaram da feira neste ano – ao contrário do que aconteceu em 2006 - o que pode dar vestígios a interpretações de que o que escrevo aqui tenha um cunho pessoal. Não é. A intenção deste texto é o de alertar a todos (inclusive ao grupo responsável pela Feira do Livro de Brasília) que não se faz um evento cultural pensando somente em números. Atenção, cuidado e respeito vêm sempre em primeiro lugar.
No primeiro parágrafo do tal email, destaca-se que “nunca se viu tanta gente. Todos os corredores da Feira ficaram congestionados por pessoas interessadas em saber as novidades do mundo literário”. Fala-se de meio milhão de pessoas, um número, sem dúvidas, expressivo. Fala-se no aumento das vendas e no fim de 10 dias, parece que isso é o que importa. Estivemos lá no primeiro dia. Passeamos pelas instalações. Tudo muito assustador para quem tem uma relação de proximidade com o livro. O release que ora recebo diz que “Os maiores visitantes da Feira do Livro de Brasília foram os alunos das escolas públicas e particulares” para logo depois arrematar: “De acordo com registros fotográficos, ônibus escolares enfileiraram-se na via que dava acesso a Feira e chegava a quase 1 km. As escolas participaram do projeto "Ler é legal", criado há 3 anos pela Câmara do Livro em parceria com a Secretaria de Educação do DF. O projeto permite que alunos e professores de ensino fundamental e médio do DF possam adquirir livros durante a Feira do Livro de Brasília. Um dos objetivos do projeto é ampliar o universo multiplicador de conhecimento e criar oportunidade de negócios, já que as Feiras de Livros tornam-se vitrines da cultura, capazes de promover os livros e aumentar o interesse pela leitura; oferecer ao público visitante a oportunidade de acesso as mais importantes obras dos autores nacionais e internacionais”.
Aproveitando a deixa, meus registros fotográficos neste post mostram as vitrines que ofereciam “as mais importantes obras dos autores nacionais”. São lancheiras de livros, fantoches, tapetes de EVA, máscaras, jogos. Predominantes nos estandes da feira. Impedidos de comprar outros itens que não fossem livros com os “Legais” do Governo, driblava-se a norma com gritos nos corredores engarrafados de crianças: - compre um livro e ganhe um fantoche!!! Durante a semana, a visitação descontrolada de alunos tornou a feira quase impossível de se transitar. “Parecia Natal”, diria o release da assessoria de imprensa. Se você é adulto e sabe como ficam os shoppings às vésperas do natal, imagine o que pode escolher uma criança, ou um professor responsável por mais de 30 delas num corredor repleto, entupido de gente. Como parar para escolher um livro? Melhor parar no stand de um dos personagens que mais trabalhou na feira: o Tinácio, que com talento e simpatia pintava o rosto das crianças. Talvez o momento mais feliz para a garotada.
Podemos dizer que esta pode ter sido também a feira da água. Lembro a todos que passamos por um momento de extrema seca em Brasília com a umidade do ar ficando muito abaixo dos 20% durante nossas tardes. NÃO HAVIA ÁGUA À DISPOSIÇÃO DO PÚBLICO. Nos dias em que acompanhei Elias José, Roger Mello e Anna Claudia Ramos a produção não providenciou sequer água para eles. Tínhamos que entrar no shopping para comprar água. E o que fazer com as crianças da periferia? Eles podem até dizer que tinha água por lá. Mas nos cinco dias em que freqüentei o local... só pagando!!! Nunca se vendeu tanto livro... e água!!!

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

24 horas de histórias para contar...

Depois de São Paulo, parada obrigatória no Rio de Janeiro para conferir a Maratona de Contos: 24 horas de contação de histórias!!! Das 18h de sábado às 18h de domingo, no Espaço SESC (Copacabana). Entrada franca, só era preciso paciência para entrar. Depois de lotado o auditório, só entra um quando outro sai. Foi assim que, lá pela meia noite adentramos naquele Tetaro de Arena. Gente com travesseiros, outros ligados no café... olhos sempre atentos. Brasília estava lá: Miriam, Aldanei e Teresa. A Carleusa também estava, mas tinha saído na hora da foto acima. Nós, só bicando um lugar na platéia para apreciar um número incrível de contadores de histórias de várias partes do planeta. Alguns excelentes atores, outros, enfadonhos. Mas, nos interessava mais os contadores que usavam a palavra como principal instrumento, refletindo textos da literatura infantil, mesmo que encantasse também aos adultos.
Neste perfil, da meia noite de domingo até as quatro da manhã, o destaque foi Regina Machado. Autora dos livros O Violino Cigano e outros contos de mulheres sábias, A formiga aurélia e outros jeitos de ver o mundo e o genial Nasrudim, Regina encantou a todos com três histórias do tempo das mil e uma noites. Foi aplaudida de pé, as duas da manhã, sob pedidos de bis. Naquela madrugada, encontramos nossa querida Lenice Gomes (na foto abaixo) que, devido a um acidente impensável, não pode desfilar seu talento contando suas sacadas folclóricas. Passavam das quatro da manhã quando cruzamos as ruas iluminadas de Copacabana, exaustos, felizes. Um pouco de sono para dar espaço para os sonhos contarem novas histórias.
Onze da manhã... dormimos demais!!! Engolimos o café de uma vez e corremos para o SESC. Todo mundo lá. Aldanei só descansara 60 minutos. Devorou 23 horas de histórias. Tinha a força dos jovens apaixonados. Grande Alda. Mas eu queria falar de uma dupla genial, os mestres de cerimônia da maratona: os atores Álvaro Assad e Marcio Moura (integrantes do Centro Teatral e Etc e tal) dominaram a cena com entradas hilárias plenas de interação com o público. De pijamas, de toalhas, de mestres cuca... impecáveis na arte de entreter com inteligência.
O domingo carioca apresentava suas cores quentes, mas nós não víamos o tempo passar naquela arena. Principalmente quando fomos surpreendidos com a apresentação de Ana Luisa Lacombe. Numa homenagem à Sylvia Orthof, contou a trilogia da galinha: “Foi o ovo, uma ova”, “Galo, galo, não me calo” e “Mudanças no galinheiro mudam as coisas por inteiro”. As crianças tiveram crises de riso que contagiaram a todos. Lacombe mostrou que o bom contador, estuda sua história e encanta, mesmo respeitando o texto literário. Que show!!! De lambuja, contou "Se as coisas fossem mães". Após cada história, sempre apresentava o livro de origem.
Boa parte do Firimfimfoca (nosso espetáculo-surpresa que está quase saindo do ovo) estava presente naquela arena. Adoramos. Depois daquela apresentação, feita sob medida para nós, fãs de Sylvia Orthof (agora, fãs da contadora carioca radicada em São Paulo), não perdemos tempo: convidamos Ana Luisa Lacombe para uma canja em breve na Capital Federal. Assim, deixamos a maratona felizes e ansiosos para retornar em 2008 para a Cidade Maravilhosa que, mesmo no interior de um teatro arena nos presenteou com maravilhas.

domingo, 9 de setembro de 2007

Esse coelho e essa ovelha pertencem a Júlia Bernardes

Quando Júlia tinha quatro anos ganhou um coelho de pernas longas que virou seu melhor amigo. Dormiam juntos, comiam juntos. Juntos brincavam, dormiam, amavam. Um ano depois, o coelho ganhou um nome: Dudu. Depois de batizado, o amor e o grude entre eles só aumentou. Foram incontáveis as vezes que o coelho sofreu acidentes e precisou dos meus cuidados de avó. Costurei suas pernas, bumbum, orelhas, braços... Um dia Dudu foi gravemente ferido: perdeu um dos olhos. Júlia sofreu, chorou e me pediu para guardá-lo, protegendo-o de outras avarias mais graves. Outro dia, passeando com o pai numa dessas lojas de departamentos minha princesa trouxe outra criatura para casa. Era uma ovelha. Paixão imediata. Chamou-o de Gugu. Não importa a diferença entre os espécimes. Definitivamente são parentes. O caçula foi à escola, viajou, sofreu várias avarias e, na terceira tentativa, casou-se com a porquinha Beatriz, que faltou duas vezes a cerimônia. Recentemente houve um breve desentendimento entre Dudu, Gugu e minha filha. Ela quis a companhia de um certo ursinho que falava, andava, cantava, dançava e tudo o mais. Não havia espaço para os três. Pena para os mais velhos. Sofri com o desapego. Lembrei de uma canção MARAVILHOSA do Palavra Cantada chamada Antigamente. Investi uma boa quantia para que Júlia, depois de uma semana de puro encanto, abandonasse aquele amor de verão trancado na caixa em cima da estante. Está lá até hoje. Dudu e Gugu voltaram para a cama da minha princesa. Ainda estão lá. Estou certa que vigiam o sono de Júlia todas as noites. Viajam com ela pelos planetas, florestas e continentes. Nada podem separá-los. São cúmplices.
Assim são a menina Emília e seu coelho Stanley. Amigos inseparáveis que sofrem com o assédio da poderosa Rainha e seu séqüito. Ela usa e abusa do poder real. Quer porque quer o coelho de Emília. Sente inveja do amor que vê transbordar entre os dois. Acredita que o coelho pode lhe trazer a felicidade. Exige que Emília troque-o por todos os brinquedos do mundo. A menina não cede. Nada pode comprar seu inseparável coelho de pelúcia. Não se compra um amor. Pelo menos no mundo da criança. Um dia, Sua Majestade seqüestra Stanley. A partir daí, Emília sai em busca do seu amigo e, de forma surpreendente, ensina a Rainha como conquistar um parceiro fiel para viajar no mundo da fantasia. O livro ESSE COELHO PERTENCE A EMÍLIA BROWN (Cressida Cowell, com ilustrações de Neal Layton, Martins Fontes) carrega a simplicidade de uma história encantadora para todas as idades. É uma pancada no universo capitalista em que os brinquedos são descartáveis. As crianças se identificam com a menina e seu brinquedo preferido. Todos já tivemos um. Guardamos em nosso íntimo as aventuras de pelúcia de tantos animais, as Fofoletes, os Falcons e tantos outros companheiros de infância que nos ajudaram a trilhar os caminhos da fantasia. É por resgatar a cumplicidade entre o brinquedo e a criança que este livro emociona a todos. É um sucesso aqui na toca dos Roedores. Leve pra casa você também. Quem sabe possa tornar-se seu livro de estimação. Não tenha dúvidas: você vai se apaixonar por ele.

A traça no traço de Jô Oliveira...

Foi no 7 de setembro. O Pavão Misterioso de Arievaldo Viana e Jô Oliveira ganhava os céus de Brasília. Os Roedores de Livros fomos abraçar os amigos e certificarmos o vôo certo, ligeiro, daquela máquina fabulosa feita de palavras, rimas e belíssimas ilustrações. Aí, aconteceu. Foi de uma surpresa que nos imprimiu um riso bobo na face que até agora "morde" as orelhas. Nosso querido ilustrador pernambucano brasiliense nos presenteou com o original do Roedor que fez ano passado e que hoje é estampado - em versão preta e branca - na sacola dos Roedores de Livros. Se o Pavão já valeu o dia, o roedor original, então... Mas aí, Jô conseguiu surpreender mais: apareceu com uma traça roedora de livros, de chita, voraz... Um verdadeiro Lepisma Saccharina. Mais um presente para integrar nossa futura exposição de originais que conta, além do talento de Jô Oliveira, com ilustrações de Eva Furnari, Biry, Ohi, Laura Castilhos, entre outros. Aproveitamos para agradecer a todos pelo carinho de sempre e, nesta ocasião, nosso sempre afetuoso abraço de letrinhas ao Jô. O Tino deixa o convite para um café com espuma de leite!!! Huummm!!! Hatuna Matata!!!

sábado, 8 de setembro de 2007

Formigas no bolo de aniversário da Juliana...

Queridos amigos... são tantas novidades da viagem a Sampa e ao Rio que não tenho postado sobre o principal: o Projeto Roedores de Livros na Ceilândia. No fim de semana que passamos na cidade maravilhosa, ao lado de contadores de histórias geniais e outros nem tanto (falaremos disso logo depois) o projeto acontecia sem mim e sem o Tino. Para nós, essa foi a grande notícia!!! A triste foi ficar longe da Juliana no dia do seu aniversário, mas a gente torceu muito de lá para que ela tivesse um dia ótimo e pela foto acima dá para perceber que ela tem mesmo os três anos que as velas indicam!!! Ju talvez não saiba, mas faz aniversário no mesmo dia que o professor Bartolomeu Campos de Queirós. Outra coisa bacana foi o retorno de algumas crianças que não apareciam há duas semanas... No mais, outro momento inédito e muito legal: Edna e Luciana resolveram escrever para o Blog, contando como foi o sábado, 25 de agosto. Semana passada - por motivos de força maior - e nesta semana - em virtude do feriado - o projeto não aconteceu. Voltaremos com muitos livros e novidades no próximo dia 15. E haja novidades. Bem, co vocês, Edna e Luciana. Novas Roedoras blogueiras!!! Sejam bem vindas!!!Ana/tintino,
Vejam (abaixo) que gracinha o texto da Luciana.
Eu ia escrever que no sábado, as crianças atrasaram um pouco e por isso, ficamos no alpendre da pró-gente, esperando que elas chegassem. Foi bonito ficar naquele sol, olhando pro portão e, aos poucos, e, em bandos, vermos as crianças apontarem lá na entrada. Sabíamos que eram as crianças dos roedores pela sacola. Ao longe, bem longe, as crianças felizes com suas sacolas; estavam transportando algo precioso... o livro. Maravilha perceber a felicidade de cada um, querendo contar como foi a leitura e já querendo outro livro para levar..... é como se o livro fosse uma missão que eles precisassem cumprir e cumprem de forma prazerosa.
Foram chegando, sentando, conversando..... depois entramos. Margareth ficou na recepção esperando o restante da turma chegar.... e foram chegando..... lá vem a temporada das flores, bando de pardais.

Lisianny, Luciana e Juliana roubaram a cena. Lisianny, atacou de formiga e foi um sucesso. Juliana pintou o sete porque era seu aniversário; Luciana, com suas caretas, nos fez chorar de tanto rir. Fisicamente, estava faltando vocês. Apenas fisicamente. Espiritualmente, sei que vcs estavam ali. Quanto as crianças, perguntavam por vcs a gente dizia que vcs tinham ido a um evento de contação de histórias e que na volta, teriam muitas histórias para contar.
Dia 25 de agosto, dia especial para os roedores, pois uma de suas integrantes, a Juliana comemorou o aniversário com as crianças no pró-gente, tornando o dia ainda mais festivo! Começamos o dia com a visita de uma formiguinha charmosa (Lisianny, contadora de histórias) que relatou-nos sua aventura deseperadora na neve, numa referência ao livro A formiguinha e a Neve adaptado por João de Barro.
As crianças, atentas acompanharam a contação , tentando ajudar nossa formiguinha a livrar-se do floco de neve que poderia transformá-la em "sorvete de formiga" argh!!!!! Mas tudo foi resolvido de maneira surpreendente com a chegada da primavera. Depois Juliana e Lisianny apresentaram outras histórias com seus livros multicoloridos que provocaram uma inquietante vontade nas crianças de escolherem os livros de nossa biblioteca e que levariam para ler durante a semana! Então nossa roedora responsável pelos livros, a Edna, liberou as princesas, super-heróis, bichinhos e monstros pras sacolas que cada uma levaria pra casa.
Como o dia foi festivo, o lanche não ficou fora do clima, após degustarem o delicioso pão com mortadela, a criançada cantou parabéns e comeu bolo!
Na sala de arte, entre lantejoulas, fitas, tecidos e papéis coloridos, coube a cada criança criar um marcador de página personalizado. As roedoras Vilma e Luciana não se cansaramm de comentar os surpreendentes resultados apresentados com entusiasmo e envolvimento de todos. Até os demais roedores confeccionaram seus marca-páginas. Boa idéia essa né? Pra incentivar e tornar a leitura ainda mais encantada, além de reforçar a idéia de que o hábito de ler deve fazer parte do cotidiano.

Pois é, queridos amigos... os Roedores de Livros estão por toda parte. Obrigada Luciana e Edna pela cobertura do sábado. Sintam-se convidadas a escreverem mais e mais. Beijos e abraços de letrinhas a todos. That's all, folks!!!

quinta-feira, 6 de setembro de 2007

O pavão misterioso renasce em Brasília...

O livro ficou pai d’égua
Igual suco de cajá
O desenho é de Brasília

E o texto do Ceará

A quadra acima foi a dedicatória que recebemos na tão esperada nova edição d’O Pavão Misterioso publicada pela editora IMEPH. Digo nova edição. Não reedição. As ilustrações maravilhosas e inconfundíveis de Jô Oliveira são as mesmas que abrilhantaram a versão publicada em 1987 que temos aqui em casa. Naquela ocasião, o pernambucano radicado em Brasília adaptou para prosa os versos de João Melquíades Ferreira e de José Camelo Rezende publicados originalmente em cordel. Desta vez, 10 anos depois, a história fabulosa de “um rapaz muito engenhoso que raptou uma princesa num pavão misterioso” ganha novo fôlego nas 58 sextilhas do cordelista cearense Arievaldo Viana. O texto ganhou uma linguagem mais atual e juvenil aproximando a história secular do universo infantil.
O lançamento em Brasília acontece nesta sexta, 07 de setembro, a partir das 19h, na Praça dos Cordelistas da 26ª Feira do Livro de Brasília, com a presença de Arievaldo Viana e Jô Oliveira. Apareçam por lá. E aproveitem para garantir seu exemplar do pavão antes que ele suma pelos ares e se torne raro.

Por fim, deixo abaixo um aperitivo da beleza deste novo e belo pavão. Clique na imagem para vê-la numa melhor resolução.

As balas de hortelã de Marina Colasanti

Depois que o professor Bartolomeu emocionou a todos, o almoço teve sabor de resfriado (parodiando Graziela Hetzel no genial A Cristaleira). Não sentia gosto de nada. Até por que depois do professor, chegaram as palavras de Marina Colasanti feito chantilly por sobre o chocolate quente numa noite de inverno. Antes da formação da mesa, encontrei Marina e não resisti, levei o Penélope Manda Lembranças para um autógrafo. Ela abriu um riso acolhedor e eu, naquele momento, poderia desfazer trezentas e sessenta e cinco quinas do meu labirinto fantástico. Ela procurou um cantinho espremido para deitar sua dedicatória e alfinetou: - Um dia os editores vão descobrir que as crianças merecem uma página de rosto. Sorri também.

Na palestra, brincou com sua origem e sua acolhida no Brasil: "Italiano é a língua da minha alma. Português é a língua da minha vida". Marina nasceu em Asmara (cidade localizada em território etíope que na época do seu nascimento era colônia italiana). Confessou que a morte prematura de sua mãe – quando Marina tinha apenas 14 anos – acelerou a intensidade da sua vida. Sempre leu muito. Foi a leitura a razão que a fez escrever. A outra coisa foi o diário. Mania de guardar segredos. Marina escreve diários – aqueles com chave e tudo mais - desde os 9 anos. Guarda-os todos em casa até hoje. “é de uma inutilidade”, ri de si mesma. Rimos juntos.
Chegou ao Brasil em 1948. Desejou ser atriz. Não deu certo. Decidiu ser artista plástica. Não conseguiu ganhar dinheiro com isso. Resolveu escrever. Deu no que deu.
Marina diz fugir dos rótulos: “Meu projeto é plural. Sou muito metida. Gosto do diferente. Prefiro o complicado. Corto grama com tesoura de unha”. Confessou ainda que precisa ser surpreendida pelo seu trabalho. E encerrou o porre de poesia com a frase: “Quero ser bala de hortelã pelo resto do dia na boca do meu leitor”.
Huummma delícia, não é mesmo? Pela foto abaixo, veja o treme-treme da minha emoção. Pois foi assim. Inté!

terça-feira, 4 de setembro de 2007

O Porre de Poesia!!!

Engraçado esse lance de ser escritor. É bem diferente de ser artista de tv. A pessoa pode até conhecer a alma do autor através dos seus textos, mas sua imagem passa livre pelos corredores. Digo isso porque vi o professor Bartolomeu Campos de Queirós circular quase invisível pela sala onde ficava a livraria Martins Fontes – na minha opinião, o único equívoco daquele seminário – brincando com as palavras. Cercado do anonimato, o professor dizia ao lado das pessoas no stand: - Ler faz mal pra vista! Após a frase, olhares atônitos de professoras não entendiam o que aquele senhor pretendia ali, enfadonho, num universo de livros. Eu sorria com a brincadeira. E aguardava, desde a quarta feira o momento de ouvir as palavras doces e sérias de quem aprendi a amar à distância, em silêncio, em respeito. As palavras do professor Bartolomeu Campos de Queirós, escritas em seus livros, em emails, ou proferidas em público têm a força de um beijo paterno. Não de beijo de mãe. Mãe normalmente beija a toda hora. O beijo do pai traz a força da surpresa, do amor escondido sob a capa da seriedade. Na manhã daquela sexta, 24 de agosto, último dia de seminário, pegamos uma carona com Renata Nakano e perguntei a ela se era sua primeira vez. Era. Ouvir o professor Bartolomeu pela primeira vez requer um preparo especial. A alma, virgem daquelas palavras, pode sofrer de tamanha paixão. Por volta das 10 da manhã o encanto se fez. Luiz Raul Machado – a quem aprendi a gostar “assim”, de longe, de graça – presidia a mesa, que contava ainda com a presença da contagiante e igualmente genial Marina Colassanti. Perdoem tantos adjetivos, mas é impossível resgatar este momento na minha memória sem me mostrar apaixonado. Luiz Raul fez as honras e apresentou os dois num texto emocionado. Era visível o magnetismo naquele salão. Depois de acarinhar Bartolomeu e ao falar de Marina Colassanti, afirmar estarmos diante de um Andersen de saias, da Rainha dos contos de fadas da Língua Portuguesa, o presidente da mesa encerou dizendo: Este encontro será UM PORRE DE POESIA. E foi!!!


Bartolmeu Campos de Queirós contou da sua infância em Papagaio, interior de Minas. “Nascer é ganhar o abandono, perder o paraíso, viver por conta própria. Em troca, a vida nos oferece a capacidade de fantasiar. A fantasia atropela o passado e vislumbra o futuro que não tenho”. Aí contou uma historinha que levarei comigo embalada na saudade que guardo do meu pai: “Quando era menino sentia muita sede à noite. E lá em casa, era meu pai quem acordava para matar minha sede. Mas ele não trazia água. Ia até ao lado da cama, levantava carinhosamente minha cabeça com uma mão e com a outra fazia um gesto que imitava o copo indo em direção à minha boca. Com a voz, fazia GUT, GUT, GUT. E eu bebia a mentira dele que matava a minha sede. Meu pai sabia LER que eu não queria água: queria ELE!!!”. Quanto a sua mãe, Bartolomeu conta que “lia na vasilha de arroz doce o carinho dela”. Falando do inexplicável deixou no ar a pergunta: - Quem colocou o desejo do açúcar no coração da formiga? Confessou: - Sou movido pelo afeto. Disse mais: - Reler comprova a minha desatenção e me rejuvenesce. Sobre o ato de escrever sussurrou: - Quando eu escrevo faço carinho em mim. Mas o melhor de mim não serve pra todo mundo. A gente só fantasia o que não tem. Eu só escrevo a minha falta!
Aí o assunto enveredou pela escola: Bartolomeu afirmou: “A Escola é servil. A Arte não é. Por isso é tão difícil levar a Literatura para a escola, visto que esta quer ter o poder de medir tudo, quer transformar tudo num instrumento pedagógico. Agora quero ver a escola conseguir medir QUAL CRIANÇA É MAIS FELIZ NO RECREIO”.Ao final, aplaudido de pé por minutos, Bartolomeu Campos de Queirós foi surpreendido por um parabéns a você público, puxado por Luiz Raul. Querido Poeta, que a vida lhe seja generosa em fantasias. Ainda estamos plenos daquele porre poético! Hatuna Matata.