terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Pronto para novas aventuras...

Queridos leitores.
O blog dos Roedores de Livros é, antes de tudo, um caminho para oferecer aos leitores uma intimidade com o universo da literatura infantil e juvenil. Seja acompanhando as atividades com as crianças no projeto ou lendo o nosso dia a dia impresso nas resenhas de livros que publicamos por aqui. Resenhas que traduzem a nossa vida com os livros, pois eles fazem parte do nosso cotidiano.

Somos leitores desde pequeninos. Antes mesmo de sermos uma família. Como família, pertencemos àquele núcleo “moderno”: nós dois, os seus, os meus e os nossos. Como os seus e os meus, uma filha de 22 anos e outra de 12; um filho de 13 e outro de 12. Os nossos, além dos quatro filhos, somam-se as crianças do projeto. Ah, e ainda tem uma gata. Continuamos leitores. Aqui em casa alguns lêem mais que outros – como aí na sua casa. Aqui em casa, nem sempre o livro preferido pelas crianças é aquele que indicamos – como aí na sua casa. E nem sempre o livro que eu gosto é o que a Ana Paula prefere – e vice versa.

Em nosso blog você encontra as delícias e os dissabores dessa família em torno do livro e outras coisas que o cercam. É, principalmente, para a família brasileira que escrevemos. Com o desejo de que encontrem bons livros na difícil floresta de lombadas imprensadas nas estantes das livrarias como sardinhas enlatadas. Com o desejo de mostrar que é possível – com vontade e determinação - oferecer às crianças carentes literatura de qualidade sem ficar esperando o apoio de instituições oficiais. Como em todo núcleo familiar, temos o apoio de amigos e parentes.

Acreditamos na literatura como fonte de prazer e não de didática. Acreditamos que a literatura deve servir, antes de tudo, para contar uma boa história e para dar asas à imaginação dos leitores. E, se é preciso sonhar para criar o novo, uma cuca fresca cheia de fantasia pode fazer a diferença – para melhor - no futuro.

Por fim, pertencemos a um outro grupo que não tem nome, estatuto, ONG ou outra associação formal. Grupo formado por pais, professores, jornalistas, escritores, ilustradores, e outros tantos leitores apaixonados. Grupo que cresce e se espalha nas ondas da internet acreditando que Literatura Infantil e Juvenil não é uma coisa menor e nem deveria ser destinada somente às crianças e jovens. O livro ilustrado pode e deve ser objeto de prazer também do adulto.


Neste início de 2010 nosso blog ultrapassa as 150 mil visitas. Temos oficialmente 137 seguidores por aqui e 471 no twitter. Parece pouco mas, para nós, não é. São números que vêm num crescimento lento e gradual. Números que refletem as pessoas que nos visitam curiosas e criteriosas acerca do que acontece aqui no blog. Gente que passa todo dia. Gente que vem de vez em quando. Gente que nós respeitamos e procuramos a cada dia oferecer o nosso melhor.

É para atender a este público que em 2010 construiremos um blog ainda melhor, mais ativo, com mais opinião e informação. Um exemplo para começar: muita gente nos pergunta sobre dicas de livros para compartilhar com seus filhos. Muita gente. E sempre falamos sobre um ou outro título que nos encanta. Portanto, resolvemos já no início de 2010, publicar a nossa lista dos melhores livros do ano passado. Para isso, criamos o SELO ROEDORES DE LIVROS – SELEÇÃO 2009 e a partir de amanhã vocês passam a desfrutar das delícias da nossa lista – e o que é melhor – poderão divulgar os seus preferidos.


Enfim, escrevemos este post para dizer que a família ROEDORES DE LIVROS (incluíndo aqui todos que participam diretamente e indiretamente do Projeto e do blog) continuará atenta para oferecer à família brasileira dicas de livros, entrevistas, curiosidades, novidades e outros petiscos literários. Tudo para aumentar a sua fome por bons livros e boas ideias acerca do universo fantástico da Literatura Infantil e Juvenil. Bom apetite.

Nós, seguimos em busca de novas aventuras. Hatuna Matata!!!


10 comentários:

Lígia Pin disse...

AHHHHHHhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh a partir de amanhã? E eu que estarei sem pc na praia? Senhor! Vavia as "lans-houses", já estou curiosa pra ler!
beijos, beijossssssssssssssss
;o)

Fátima Campilho disse...

Oiê!
Também estou de olho neste selo.
Bjkk

sandramilk disse...

Isto é que é promessa de ano novo....Meu amigo Franco ai de BSB vive falando de vcs e daqui do Ceará , devo confessar que me apaixonei pelo grupo... Afinal compartilhar a paixão pelos livros cria laços muito especiais.... abraços calorosamente cearenses

Edna Freitass - Assessoria Milenar disse...

ana/tintino,
adorei ler as notícias da toca dos roedores e perceber o clima bom do cerrado que está reinando por aí, contagiando los roedores
gente, hoje estive com josé de alencar e seus personagens, em messejana, ceará. saí de lá, com a cabeça "friviando" de histórias. fiquei sabendo de histórias alencarinas "do arco da velha"...rsrs... ficamos todo o dia com ele e seus ilustres personagens. foi maravilhoso! estou com saudades doceis!!!! inté. abraços alencarinos. sempre, edna

André Neves disse...

Tino, recebi a mensagem e vim aqui bisbilhotar o que aconteceu no fim de ano. Novo ano lindo para vocês. Para mim,paratodos qeu vem aqui. Vamos ler e roer 2010 livros este ano.
Saudades

Maria Amália Camargo disse...

Eeeeeeehhh!!! Feliz ano novo, queridos Roedores!
Que 2010 seja ainda mais cheio de livros.
Cá entre nós, covardia colocar Hermione na foto; ela rouba a cena!
Muitas beijocas, outros abraços e que venham nossos cafezes!

Cristiane disse...

Quero mais é roer muitos livros virtualmente com vocês!
Adorei essa ideia da lista!
E muito obrigada pelo carinho com a CRESCER, viu?
Beijos e Feliz novidades!
Cristiane Rogerio

may shuravel disse...

Caros roedores

Parabéns pelo blog, pelo projeto, por tudo, e feliz 2010.
muitos beijos da sua fã
May Shuravel

Flames disse...

Olá.
Somos de Portugal e ficamos encantadas ao descobrir este blog. Aquilo que fazem é fantástico: tudo o que sirva para promover, junto das pessoas, o gosto pela leitura é de uma enorme importância e utilidade.

As maiores felicidades para este fantástico projecto!

Mariana & Roberta

Alessandra Roscoe disse...

Queridos!

Isso é que começar o ano com altíssimo astral! Adorei as listas e indicações, adorei saber notícias e conferir a empolgação destes roedores que já moram em meu coração! Que nos venham 4020 motivos pra comemorar, pois a alegria de ter vocês, também como parte da minha história será sempre dobrada!
beijocas infinitas!