terça-feira, 12 de janeiro de 2010

PRÊMIO CUTIA 2009 - OS MELHORES LIVROS PARA CRIANÇAS EM LÍNGUA PORTUGUESA

Recontos da tradição oral, histórias inéditas, poesia e o resgate de um conto português do início do século passado estão nessa seleção que premia nove autores e oito ilustradores brasileiros, um autor e um ilustrador português e uma ilustradora chilena. Todos os livros foram publicados em 2009 e aqui, aparecem em ordem alfabética.

AS HORROROSAS MARAVILHOSAS / ELIAS JOSÉ (TEXTO) / ILUSTRAÇÕES (ROSINHA CAMPOS) / EDITORA DCL

O clássico conto popular das irmãs bordadeiras que ajudam uma jovem a encontrar um marido ganha textura e beleza tanto nas ilustrações de Rosinha Campos bordadas por Lane Costa quanto no ritmo gostoso que Elias José imprimiu à trama. Uma história muito bem costurada com cores, flores e amores.

BICHO DE SETE CABEÇAS E OUTROS SERES FANTÁSTICOS / EUCANAÃ FERRAZ (TEXTO) / ANDRÉ DA LOBA (ILUSTRAÇÕES) / EDITORA COMPANHIA DAS LETRINHAS

Caramba! Impossível afirmar se o mais encantador são os poemas criativos, cheios de nonsense do autor ou as ilustrações produzidas pelo absurdamente incrível André da Loba, fotografadas por Sarah Munt. Duas obras de arte reunidas num só volume. Impressionantemente, absurdamente belo.

COMO SOMOS / FLÁVIA LINS E SILVA (TEXTO) / LEICIA GOTLIBOWSKI (ILUSTRAÇÕES) / INDICA (INSTITUTO DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE).

Numa edição caprichada, a síndrome de down é apresentada através do olhar de uma criança. Sem didatismo e cheio de metáforas ao alcance do pequeno leitor, o texto frui, conquista. Há um certo suspense que se revela ao final numa sacada que a autora pescou do seu cotidiano. Ah, e as ilustrações são in-crí-veis.

DONA FEIA / ANDERSON DE OLIVEIRA (TEXTO) / WALTER LARA (ILUSTRAÇÕES) / EDITORA ABACATTE

As ilustrações “à moda antiga” de Walter Lara - que nós adoramos - podem fazer o leitor imaginar que a história é um conto popular tradicional. E é aí que Anderson de Oliveira supreende com uma história novinha em folha, porém atemporal, num texto enxuto, esculpido, cheio de rimas, quase poesia.

FORMIGAS / ELAINE PASQUALI CAVION (TEXTO) / ANDRÉ NEVES (ILUSTRAÇÕES) / EDITORA PAULUS

A estreia de Elaine na literatura infantil acontece em grande estilo num livro pequeno no formato e gigante em expressão. Texto e ilustrações caminhando juntos num enredo inspirado: a descoberta da poesia por um cordão de formigas. Um presente para todos que acreditam nos poderes mágicos das palavras.

LENDAS JUDAICAS / ILAN BRENMAN (TEXTO) / RENATO MORICONI (ILUSTRAÇÕES) / EDITORA SALESIANA

Histórias da cultura judaica, plenas em sabedoria, para inspirar leitores de todas as idades. Escrita como se o autor estivesse sussurrando no ouvido do leitor, essa edição ganha mais beleza com as ilustrações muito bem dispostas no projeto gráfico. Para estar sempre à mão e fazer sucesso nos encontros da família.

O LIVRO DE ANA / BARTOLOMEU CAMPOS DE QUEIRÓS (TEXTO) / MARCONI DRUMMOND (ILUSTRAÇÕES) / EDITORA GLOBAL

O autor é artesão da palavra. Menino farto em imaginação. Curioso, desta vez fantasia sobre o conteúdo do livro que repousa nas mãos da imagem de Sant`Ana. Surpreendentes o tema e a forma. Ilustrações e projeto gráfico dão uma beleza exótica para a edição. Ora estranha, ora íntima ao olhar. Genial.

O LOBO / GRAZIELA BOZANO HETZEL (TEXTO) / ELISABETH TEIXEIRA (ILUSTRAÇÕES) / EDITORA MANATI

Um livro para quem ama contar histórias. Um livro para quem sente saudade. Para ouvir em silêncio cada frase da autora entrando pelos olhos, ecoando no coração. Aceite o convite do lobo misterioso de olhos amarelos. Aceite o desafio de imaginar as duas histórias (sim, duas) depois do fim. Fim? Acho que não.

O MISTÉRIO DA ÁRVORE / RAUL BRANDÃO (TEXTO) / MÁRIO VALE (ILUSTRAÇÕES) / EDITORA LARROUSSE.

Publicado originalmente em Portugal na década de 1920, o texto - de um dos maiores escritores lusitanos – fala de uma “árvore enorme que há séculos servia de forca”. As ilustrações (fotografias de objetos criados a partir de latas, carvão e cinzas) são fantásticas. Literatura numa “arquitetura” moderna.

ONDE O SOL NÃO ALCANÇA / JANAÍNA MICHALSKI (TEXTO) / ALÊ ABREU (ILUSTRAÇÕES) / EDITORA NOVA FRONTEIRA

Emocionante conto sobre a descoberta da amizade por duas crianças. As ilustrações ensolaradas e originais dão uma dimensão e beleza inesperadas ao quintal onde a história acontece. Para quem acredita que para uma amizade acontecer basta estar atento e disposto. Arrepia.

E para você que nos acompanha, mais uma vez, deixamos o convite para que deixe a sua lista dos melhores nos comentários abaixo. Hatuna Matata!!!

10 comentários:

Fátima Campilho disse...

Só li dois destes citados!
Já viram o tamanho da lista para o próximo salão, não é mesmo!
Bjkk

Edna Freitass - Assessoria Milenar disse...

ana,tintino,
percebo, pressinto que a TOCA DOS ROEDORES, nossa SEDE CENTRAL (rsrsr) está em plena atividade neste período de férias!!!!.... o caldeirão literário está em ação.
ainda da capital do sol, beijos literários.... aqui, o sol tá de "rachar o quengo".kkkkk. inté. edna

Mi disse...

nossa, não conheço nenhum dos indicados!!! E estou cá com meus botões a pensar: será que eu estive out por todo 2009 ou será que tudo chega atrasado aqui onde moro? Formigas já procurei um bocado e nunca achei em livrarias. De qualquer forma, minha lista de "livros a buscar" aumentou um bocado. Obrigada por isso também rsrs

Mi disse...

ah, acho que há mais uma possibilidade: os livros traduzidos chegam primeiro aos cantinhos do brasil do que os de autores brasileiros? Já li a maioria dos traduzidos indicados... vai saber...

Mi disse...

ops ... traduzidos premiados...

Lígia Pin disse...

Hmmmm gostei desse Dona Feia, vou procurar.
Beijos

Tino Freitas disse...

Querida Fátima,
Esse Salão é sempre um pecado em termos de investimento... Também queremos descobrir suas sugestões.

Querida Edna,
Aqui não há descanso. Estamos sempre de olho no que se passa ao redor.

Querida Mi,
Muito se publica para venda governamental e se não for um sucesso editorial, muitas vezes não se encontra nas livrarias. Nós, por exemplo, estamos em busca do livro BICHOS do Ronaldo Simões Coelho, comprojeto gráfico e ilustras de Ângela Lago... mas ele sequer está no Catálogo da Livraria Cultura, por exemplo. No site da Aletria, a editora, mandei um email há mais de duas semanas e não tive resposta alguma... enfim... às vezes dá essa impressão de que o livro não existe.

Lígia,
Você vai ADORAR a Dona Feia, mas leve também O Mistério da Árvore e Onde O Sol Não Alcança.

Beijundas a todos. Hatuna Matata.

Aline disse...

Não preciso dizer que fiquei muito tentada em comprar todos os livros sugeridos aqui e nos outros dois artigos. No entanto, agora está meio que difícil... De qualquer forma, muito obrigada pela dica!!

Elisabeth Teixeira disse...

olá Ana e Tino, um feliz 2010 pra vocês também! E parabéns pela iniciativa simpática de premiar, senão os melhores, ao menos os livros que valem a pena serem lidos.
Abraços!

ELI disse...

MI DO RIO DE JANEIRO, VC ENCONTRA O FORMIGAS NA LIVRARIA PAULUS RUA DO MEXICO 111 B CASTELO O TEL 22401303. ESTA E OUTRA MARAVILHAS