sábado, 9 de janeiro de 2010

Prêmio CAPIVARA 2009 - OS MELHORES LIVROS PARA JOVENS BRASILEIROS

Nesta seleção, escolhemos dois textos que já haviam sido publicados anteriormente mas que agora ganharam nova roupagem, quatro livros inéditos de autores nacionais e outros quatro de autores estrangeiros. Projetos gráficos que enchem os olhos, histórias que enchem a alma, renovam a forma de se ver o mundo lá fora, derpertam o sorriso, enfim, não convidam o leitor apenas para passar o tempo. Os livros estão dispostos em ordem alfabética. Aproveitem e deixem os seus preferidos nos comentários. Hatuna Matata!!!

ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS / LEWIS CARROLL (TEXTO) / NICOLAU SEVCENKO (TRADUÇÃO) / LUIZ ZERBINI (ILUSTRAÇÕES) / EDITORA COSAC & NAIFY

Mesmo prefirindo a tradução que ANA MARIA MACHADO fez para a Ática, o trabalho de SEVCENKO também nos encanta. E em conjunto com o excepcional trabalho de ZERBINI e com o rico projeto gráfico dessa edição (em duas versões ambas maravilhosas) a editora oferece ao leitor um livro que é uma obra de arte.

DE QUANTA TERRA PRECISA O HOMEM? / LIVE TOLSTÓI / CÁRCAMO (TRADUÇÃO, ADAPTAÇÃO E ILUSTRAÇÕES) / CIA DAS LETRAS

O conto escrito em 1885 ganha uma edição brasileira definitiva e caprichada na tradução, nos traços e nas tintas. É fato que a história de um homem tentado pelo diabo a desejar sempre mais continua atual. Mas o delicado trabalho de pesquisa de Cárcamo em recriar nas ilustrações os personagens, os objetos, as paisagens de séculos passados dão à obra russa sua vocação original: ser um Clássico.

O DIA EM QUE LUCA NÃO VOLTOU / LUÍS DILL (TEXTO) / CIA DAS LETRAS

Para falar de crianças desaparecidas o autor escreve um texto sem pontos ao final das frases e com poucos parágrafos. Assim, transmite a angústia de uma família da classe A portoalegrense ao ver que seu filho único nao voltou para casa. Horas, dias, semanas e meses depois a história ganha em emoção e plasticidade com o projeto gráfico caprichado. Atual, original e de tirar o fôlego.

O ELEFANTE DO MÁGICO / KATE DiCAMILLO (TEXTO) / YOKO TANAKA (ILUSTRAÇÕES) / RODRIGO NEVES (TRADUÇÃO) / MÔNICA STAHEL (REVISÃO) / EDITORA WMF MARTINS FONTES

Se você ainda acredita que o impossível pode acontecer ao seu redor, essa história cabe no seu coração. Personagens e enredo a serviço da fantasia. Um livro mágico contra a saudade e o desconsolo. E as 19 ilustrações de YOKO TANAKA fazem a gente suspirar diante do belo. Surpreendente e emocionante.

O LABIRINTO DOS OSSOS (The 39 Clues) / RICK RIORDAN (TEXTO) / RAFAEL MANTOVANI (TRADUÇÃO) / EDITORA ÁTICA

A saga dos irmãos Cahill chega ao Brasil. A série (prevista para 10 livros e com 7 já publicados lá fora) é vista como substituta do sucesso Harry Potter. O texto é ágil. Mistura ação com informações históricas ao estilo de Dan Brown – para jovens. Ótima leitura. Esperamos que os cards e o site – instrumentos paralelos à leitura e proposta inovadora da série – também sejam publicados por cá.

OS 13 PORQUÊS / JAY ASHER (TEXTO) / JOSÉ AUGUSTO LEMOS (TRADUÇÃO) / EDITORA ÁTICA.

O tema não é fácil: suicídio. Mas a trama é singular: a personagem morreu e deixou 7 fitas cassete (!!!) a serem entregues a 13 pessoas que influíram diretamente na sua decisão final. O texto tem dois narradores: ora você “ouve” um dos destinatários das fitas, ora você “ouve” a jovem suicida. Impossível de largar antes do fim. E você não sairá o mesmo depois da leitura.

OS MONSTROS / DAVE EGGERS (TEXTO) / FERNANDA ABREU (TRADUÇÃO) / CIA DAS LETRAS

A partir do roteiro do filme inspirado no livro infantil ONDE VIVEM OS MONSTROS o autor transforma um clássico infantil com 9 frases num livro de 264 páginas. Um desafio e tanto. O resultado é uma história bem amarrada, em capítulos curtos, cheia de traquinagem, bagunça e muita criatividade, que cativa a atenção do leitor mesmo que ele não conheça a obra original.

PIVETIM / DÉCIO TEOBALDO (TEXTO) / EDITORA SM

Pivetim, Carol, Bala Perdida, Dimba e Que Fedor vão fazer o leitor sentir a fome, a febre, o medo e a solidão de ser uma criança moradora de rua, no centro do Rio de Janeiro. Aqui, a fantasia é tão curta e rápida quanto as frases que o autor esculpiu para contar a história. Um novo Capitães da Areia. Imperdível.

QUERIDA / LYGIA BOJUNGA (TEXTO) / EDITORA CASA LYGIA BOJUNGA

É incrível como o texto de Lygia Bojunga permanece forte, belo e íntimo. Ela sempre retrata um pedaço da gente ou de alguém que nós conhecemos. Neste 22º livro, uma família vive e revive as consequências de suas escolhas. Um encontro pode modificar uma vida. Se o encontro entre tio e sobrinho foi emocionante os personagens. Nosso encontro com a obra de Lygia sempre o é.

UM PINGUIM TUPINIQUIM / ÍNDIGO (TEXTO) / GIRAFINHA

Na nossa literatura Infantil e juvenil poucos escrevem com qualidade um texto sarcástico e divertido como a Índigo. Nesse livro, um pingüim cansado de fazer a mesma coisa que os outros resolve rumar para o norte. Pega uma carona com o Amyr Klink, encontra os balões do padre que desapareceu no mar e vai parar num sítio onde se apaixona por uma galinha. Absurdo, engraçado e inteligente.

Nenhum comentário: