quarta-feira, 22 de julho de 2009

Lançamento do CADÊ O JUÍZO DO MENINO no Salão FNLIJ.

Gente, hoje fez 1 mês que retornamos do Rio de Janeiro e ainda temos muito o que contar sobre o 11º Salão FNLIJ para Crianças e Jovens. Eu gostaria de aproveitar para falar sobre o lançamento do meu primeiro livro, CADÊ O JUÍZO DO MENINO?. Foi na tarde do dia 19 de junho, uma sexta feira. Meu filho (Pedro) e meu pai (Freitas) tinham vindo de Fortaleza. Os amigos Klecius e Amanda vieram de Brasília. E Ana Paula, claro, estava ali para me acompanhar neste momento tão especial.

Na Biblioteca FNLIJ para Crianças - local do lançamento - uma verdadeira tropa sem juízo aguardava por Mariana Massarani, por mim e pelo livro. Gente demais da conta. Todos curiosos:

(uma criança) - O menino vai ficar cansado de ficar de cabeça para baixo!
(Tino) - Quando ele cansar a gente vira a capa e deixa ele de cabeça pra cima!
(outra criança) - Mas aí as letras ficam de cabeça para baixo!
(Tino) - Aí, a gente deita o livro, para o menino e as letras da capa descansarem, e entramos na história!!!

Mariana - inspirada nas minhas camisetas estampadas - escolheu uma calça bem bacana, cheia de cadeiras coloridas. Lindona. Eu cheguei com uma camisa branca, simples. Ela estranhou. Sorrimos. Quem de nós havia perdido o juízo? De certa forma, os dois (hehehe). Tudo a ver.

Por falar em perder o juízo, no meio do papo com as crianças eu perguntei:

(Tino) - Quem aí já perdeu o juízo?
(quase todo mundo levantou a mão!!!)
(uma criança gritou) - Eu sempre deixo o meu quarto desarrumado!

Quarto desarrumado foi o mote para começar a leitura do livro e arrancar sorrisos da plateia. Depois, o papo seguiu bem informal. Bia Hetzel falou um pouco também. Ao final, convidamos algumas crianças para encontrar os parafusos que a Mariana escondeu nas ilustrações. Enfim, depois de 40 minutos de boa conversa, pausa para os autógrafos, fotógrafos, abraços, sorrisos e muita, muita festa.

Na foto acima, papai, Pedro e Ana Paula desparafusam os sorrisos ao meu lado. Como é bom dividir estes momentos com a família. Estes são os meus amores. Minhas flores. Por quem perco o juízo. Por quem entrego meu amor inteiro. Estavam lá e como foi bom tê-los comigo.

Aqui, meus queridos Klecius, Pedro (mais uma vez) e Amanda. Comemorando conosco mais esta conquista. A tarde passou rápida em meio a tantas emoções. Mas cada alegria ficou registrada no meu coração. Outros tantos amigos escritores, ilustradores, contadores de história, amantes dos livros, passaram por lá deixando também muito carinho e o desejo positivo de que esta estreia semeie outras tantas. Foi demais. Inesquecível. Obrigado Bia e Silvia (Manati) e Mariana, por emprestarem talento e amizade ao meu projeto. Que agora é NOSSO. Hatuna Matata!!!

P.S. Dia 23 de agosto, lançaremos o livro em Brasília, na LIVRARIA CULTURA (Casapark). Abusaremos das surpresas neste encontro. Em breve darei mais notícias sobre o evento.

7 comentários:

Waldemiro Romanha (wromanha@gmail.com) disse...

Que legal Tino!
Beijos Mariana & Miro
: )

1001 Contos disse...

Que legal! Que festa quando mais um livro é lançado. Parabéns. Abçs de Tânia Míriam.

Edna Freitass - Assessoria Milenar disse...

muito querido tintino,
estou feliz por este momento em que vc curte, vibra, olha, ispia, vela, desvela e lambe, literariamente, sua cria.
isso faz muito bem ao coração de um poeta. continue exalando emoção, curtição e outros elementos poéticos surgirão, naturalmente, como todo processo criativo.
beijos literários.
inté.
edna freitass

Mi disse...

Parabéns, Tino. Fico sempre com sorriso no rosto quando leio notícias sobre o lançamento do seu livro, porque alegria contagia.
bjs,
Mi

Maria Amália Camargo disse...

Querido Tino, muito obrigada; obrigada mesmo!
Ficarei aguardando sem perder o juízo.
Depois de ler um post da Ana Paula, fui correndo conhecer "O Dariz". Fiquei apaixonada e confesso que há muito tempo não me divertia tanto com um livro. É de gargalhar. Adorei quando algum endupido soltou "bêlos de gato"!

Êta criançada boa! Que platéia. Muito sucesso!!!
Beijocas pra vocês e assim que ele chegar, te conto.

Lígia Pin disse...

Pelamorrrrr até que enfim postou o lançamento, né? (olha eu bravinha....kkkkk).
Muito bom, ficamos então todos felizes e na espera da sua proxima falta de juízo. Yeap?
Beijokas................... (meu pc tá o caos).

obs.: a calça da Mariana, repito, é lindonaaaaa!!!!

Fátima Campilho disse...

Aleluia!
Legal "conhecer" pai e filho, por isso, fiquei tão chateada de não estar presente.
Farra boa é a literária.
Beijocas