terça-feira, 8 de maio de 2007

O Mar de Histórias

"Era uma vez, no país de Alefbey, uma triste cidade, a mais triste das cidades, uma cidade tão arrasadoramente triste que tinha esquecido até o seu próprio nome. Ficava à margem de um mar sombrio, cheio de peixosos - peixes queixosos e pesarosos, tão horríveis de se comer que faziam as pessoas arrotarem de pura melancolia, mesmo quando o céu estava azul."

Assim começa o fantástico livro "Haroun e o Mar de Histórias", de Salman Rushdie (Cia das Letras) que me encantou nestes últimos dias. Gostaria de indicá-lo a todos. Pais e filhos. São 260 páginas de muita fantasia. Repleto de grandes sacadas, o autor (e aqui vale ressaltar o cuidado da tradutora Isa Mara Lando) conta a história de Rashid - o maior contador de histórias do seu tempo, conhecido como o Xá do Blablablá, o Mar de Idéias - que perde o dom da palavra e a grande aventura de seu filho Haroun em busca da cura de seu pai.
Dizem que o autor escreveu este livro como forma de explicar a seu filho porquê seu pai havia perdido o direito à livre expressão - Hushdie passou anos protegido pelo Governo Britânico após ter sido condenado à morte pelo Ayatollah Khomeini... mas isso já é outra história, nada infantil.
O livro é repleto de personagens fantásticos (o Gênio da Água, o Gavião-Avião...) e um enredo que facilmente apaixona qualquer um onde evidencia a importância da liberdade de se contar histórias e do prazer de ouví-las. Obrigatório para qualquer um que aprecie o universo dos contadores de histórias. Uma verdadeira homenagem à cultura oriental, fonte de muitas histórias deste imenso Mar. Fico por aqui. Khattam-Shud.

Um comentário:

Marcelo Araújo disse...

Olá Ana Paula! Tudo bem com você?
Me chamo Marcelo, sou estudante de Ciência Política da Universidade de Brasília e participo do projeto de extensão do nosso curso, o Política na Escola. Atuamos em escolas da Ceilândia com aulas relacionadas a política para alunos de terceira e quarta série. Conheci o blog Roedores de Livros através de um panfleto de divulgação da FNAC. Gostaria de entrar em contato com vocês mas não encontrei nenhum e-mail ou forma de contato aqui no blog. Possuímos o mesmo público alvo, trabalhamos na mesma região, só me veio na cabeça, desde que li sobre vocês, uma parceria ou uma ajuda mútua. Gostaria de saber mais sobre vocês. Como posso me informar? Meu e-mail é pimentelmarcelo@hotmail.com . Por favor entre em contato comigo. Obrigado. Abraço.
Marcelo Araújo