terça-feira, 24 de abril de 2007

Surpresas e maravilhas

Desde que os Roedores retomaram as atividades "oficiais" com as crianças na Ceilândia não tive tempo de postar nenhuma dica de livro, apesar de estar imersa neste universo todos os dias. Mas as coisas andam a todo vapor por aqui. Os Roedores estão a mil com viagens, apresentações e oficinas. Isso é bom, mas me preocupa a falta de tempo para outras coisas.
No meio desta confusão positiva, parei para uma leitura singular: o livro HISTÓRIAS DE SABEDORIA & ENCANTAMENTO (Hugh Lupton, com ilustrações de Niam Sharkey, publicado pela Nova Fronteira). São sete histórias de diversas partes do mundo (França, Haiti, Rússia, Irlanda, ...) recontadas com talento, trazendo a todos, adultos e crianças, um universo delicado repleto de ilustrações magníficas e personagens maravilhosos como um macaquinho atrapalhado, uma curandeira de nome estranho e um sábio cego. O texto ensina valores de forma sutil.
Para mim, uma surpresa: a história francesa "A Ratinha Branca" remete a canção RATO (de Paulo Tatit e Edith Derdyk), que o Tino ADORA, e que eu e Vilma encenamos com fantoches há vários anos. Foi uma delícia conhecer a história que, certamente, deu origem a canção.
O livro tornou nossa noite mais leve e certamente - assim como na história do pastor irlandês - esta noite, libertarei minha borboleta para que siga em busca de novos mares, ilhas e castelos. A única coisa chata do livro: - o preço!!! Mas, quem sabe, podemos sonhar com um pote de ouro no quintal de casa (talvez o Paulo Coelho tenha se inspirado na história do mascate inglês para escrever seu "Alquimista"). Enfim... Hatuna Matata!!!

2 comentários:

Unknown disse...

Oi roedores de histórias!!!Eu sou a Maria Giullia, uma das crianças que vocês apresentaram suas incriveis histórias lá no ciman!!!
Acho muito legal o trabalho de vocês, que estimula ascrianças de hoje em dia viajar na imaginação com a ajuda dos livros!
Mil Beijos especiais a todos!!!

Ana Paula Bernardes disse...

Querida Giullia,
Tino e Juliana me contaram que a apresentação na sua escola foi muito legal, principalmente a da sua turma. Obrigada pelas palavras e continue nos visitando aqui no Blog para ficar por dentro do que acontece de bacana neste nosso universo infantil. Beijos e abraços de letrinhas.
Ana Paula Bernardes.