domingo, 25 de março de 2007

O Contador de Histórias em ação!!!

Queridos amigos. Não resistimos à presença do Jonas Ribeiro (acima) em Brasília e fomos assistir a uma apresentação dele na Colégio Monteiro Lobato (Asa Norte, Brasília DF). Foi na terça feira passada, dia 20. Convidei a Juliana Maria, nossa contadora de histórias e o Tino (meu sapo cantador de histórias), que ainda não haviam visto o Jonas em ação. É encantador. Ele tem o domínio das histórias e dos olhares de todos (crianças, professores, roedores) que seguem Jonas e seus incontáveis lenços histórias a dentro. Vejam na foto abaixo as expressões das crianças: puro deleite, não é mesmo? Esta foto resume o que é o Jonas: um mago da palavra. Um encantador de gente. Um criador/contador de histórias.
Tente fazer 60 crianças prestarem atenção ao que você diz por mais de CINCO minutos. Jonas prende a atenção da garotada por inúmeros minutos e a cada final feliz as crianças pedem mais. São insaciáveis. Famintos por histórias. E lá vai Jonas abrir mais uma caixa, lenços e mais lenços (vindos do mundo inteiro - presentes dos amigos) e mais bonecos e mais histórias. Faniquito e Siricutico no Mosquito e uma extensa coletânea das aventuras da Bruxa Cremilda foram o mote principal daquela tarde. Vejam na foto abaixo todo mundo imitando nosso querido senhor das maravilhas.
No final, abrimos nossos presentes para o Jonas (o Tino deu o CD Sonho de Criança e eu fiz um Traca-Traca). Aí fui mostrar para o Jonas uma historinha com o brinquedo e ele foi logo chamando alguns meninos que ainda estavam na sala e então... depois de muita relutância estreei oficialmente nos Roedores como contadora de histórias. Pela expressão da minha pequena e ilustre audiência, acho que fui razoável. O Tino quer que eu grave um vídeo com a história do traca traca para deixar aqui no blog. Faremos isso em breve. Espero que vocês gostem.
Ao final, o registro afetivo e risonho deste encontro entre o mestre criador/contador e nós, aprendizes na arte de encantar as crianças neste universo onde a palavra é mágica. Um beijo no seu coração Jonas. Boa viagem. Aguardamos seu retorno em agosto. Saúde e inpiração sempre!!! Somos fãs. Adoramos roer suas histórias.

Nenhum comentário: