quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

E o Glória Pondé vai para...

A FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL anunciou ontem o resultado do seu PRÊMIO LITERÁRIO do ano de 2009 (para livros publicados entre dezembro de 2008 e outubro deste ano). Entre as várias categorias, é claro, há uma dedicada à LITERATURA INFANTIL E JUVENIL intitulado PRÊMIO GLÓRIA PONDÉ. O júri formado por Neide Medeiros Santos, Mariza de Almeida Borba e Elizabeth d'Angelo Serra premiou os seguintes autores:

1º LUGAR: BARTOLOMEU CAMPOS DE QUEIRÓS com a obra TEMPO DE VOO (Ilustrações de Afonso Ruano, Edições SM). Conhecemos este livro no Salão da FNLIJ em junho passado. O livro é ótimo, recheado daquela prosa poética que o professor tão bem sabe criar. Literatura como exercício do pensar. As ilustrações também arrebentam. Sem dúvida um dos melhores livros do ano.

2º Lugar: RONALDO SIMÕES COELHO com a obra BICHOS (Ilustrações de Angela Lago, Editora ALETRIA). Este livro ainda não chegou à toca dos Roedores. Não o conhecemos. A editora ALETRIA, braço de um grupo mineiro craque em contar histórias da tradição oral, ainda carece de uma distribuição melhor. Mas conhecemos alguns livros do autor, como O CASO DA BANANA - que faz o maior sucesso no projeto. Imaginamos que este novo livro também carregue em suas páginas o humor criativo e surpreendente que encontramos em alguns dos seus livros. A forma como as ilustrações de Angela Lago dialogam com o texto deram a este livro o 2º lugar na categoria PROJETO GRÁFICO nesta mesma premiação da Biblioteca Nacional. Vou já atrás de dois exemplares: um para a toca e outro para o projeto!

3º Lugar: GRAZIELA BOZANO HETZEL com o livro LOBO (ilustrações de Elisabeth Teixeira, Editora Manati). Bem, gente, sou suspeito para falar desse livro. Entre os três melhores que li este ano, LOBO está no topo (Os outros dois vocês saberão em breve). Não sai de lá. Me emociona a cada releitura. Gosto de ler em voz alta. Aliás, bem baixinho. Gosto de passear os olhos e descobrir as belezuras das ilustrações que ainda não me apareciam em momentos anteriores. O projeto gráfico honra as "cores" da Manati. É uma história dentro de outra - descubra por si. Um carinho literário para quem gosta de contar histórias para os filhos. Leve para casa sem medo. Esse lobo vai conquistar sua estima.

Três ótimos livros para a estante da sua casa.

Parabéns a toda a equipe da Fundação Biblioteca Nacional por mais este trabalho. Hatuna Matata.

Um comentário:

Edna Freitass - Assessoria Milenar disse...

Há tempo pra tudo. Há, inclusive, tempo pra voar. É TEMPO DE VÔO. já gostei. Voar com Bartolomeu é tudo de bom. inté. edna