quarta-feira, 9 de agosto de 2006

Dicas de Livros de Lobo Lo bo lo bo lo bo lo bo lo


PROCURA-SE LOBO. Ana Maria Machado. Ática.
Manuel Lobo tem uma missão importante: alertar o mundo sobre o risco de extinção dos lobos das florestas, dos desertos... Mas um anúncio malfeito atraiu uma série de lobos intrometidos tentando desviar o rumo da história. Alguns são lobos maus, assustadores de crianças, mas há também os espertalhões e outros bem bobos. E até uns lobos bonzinhos. Felizmente, Manuel Lobo conhece essa turma toda...

CHAPEUZINHO AMARELO. Chico Buarque. José Olympio.
Chapeuzinho tinha medo de tudo! Já não ria. Em festa, não aparecia. Não subia escada, nem descia. Não estava resfriada, mas tossia. Ouvia conto de fada e estremecia!!!

EU SOU O MAIS FORTE. Mário Ramos. Martins Fontes.
Depois de comer muito, um lobo resolve dar um passeio pelo bosque. Ele aproveita para ver o que os outros pensam dele. Encontra um coelho, a Chapeuzinho Vermelho, os três porquinhos, os sete anões, e pergunta: “Quem é o mais forte?” E todos respondem que é ele. Até que encontra um sapinho...

TICO E OS LOBOS MAUS. Valeri Gorbachev. Brinque Book.
Tico, um pequeno coelho de imaginação muito fértil, acorda de um terrível pesadelo repleto de lobos maus. Ao contá-lo para a mãe, vai deixando petrificados seus irmãos, com os quais divide a cama. Mas Mamãe Coelha não se deixa impressionar, "Cem lobos? Tem certeza?", e em pouco tempo a centena de terríveis lobos ferozes se torna apenas um pequeno bando.

A VERDADEIRA HISTÓRIA DOS TRÊS PORQUINHOS.
Jon Scieszka. Cia das Letrinhas.
Será que a história dos três porquinhos ocorreu daquele jeito mesmo? Dando a palavra ao lobo, que naturalmente narra os acontecimentos do seu ponto de vista, o autor consegue reforçar a "veracidade" da história original, contar uma história nova e engraçada e dar às crianças a oportunidade para demonstrar que compreendem muito bem as coisas.

CUIDADO COM O MENINO. Tony Blundell. Moderna.
O personagem desta história é um menino que sabe como derrotar qualquer lobo. O lobo vai precisar - e quem decide é o próprio menino - de uma lição muito especial... De culinária. Por meio da sagacidade do personagem-mirim, o lobo acaba ficando em uma situação desastrosa.

Um comentário:

Omni disse...

Hello from the USA!! :-)