terça-feira, 10 de março de 2009

O Bicho Papão Leitor de Márcia Széliga mora na toca dos Roedores de Livros.

Pois é... acabou de chegar... e a gente tá assim meio bobo... O rapaz dos Correios buzinou e o Tino pensou que eram uns livros da Estante Virtual que ele está esperando, mas não era. Na verdade, o envelope veio de Curitiba e foi enviado pela autora e ilustradora Márcia Széliga: Uma ilustração exclusiva para os Roedores de Livros!!! Uma pintura em acrílica sobre tela colada em papelão. Absurdamente linda!!! Foi batizada como Bicho Papão Leitor. A língua azul do monstro encantou a todos. Vai já para a moldura e fará companhia aos trabalhos de outros grandes ilustradores que aquecem a toca dos Roedores de Livros.

A ilustração não chegou aqui por acaso. Foi um presente de outro amigo da casa: JONAS RIBEIRO. Ele está com um NOVO SITE no ar. Bonito, ágil e com algumas novidades. Entre elas, um link chamado PALETA que leva para um mural com ilustrações exclusivas feitas para o site, sempre tendo a LEITURA como tema. Os originais dos artistas serão doados a grupos, instituições e afins que lidam com o livro. O Roedores de Livros foram agraciados com a obra inicial. A cada dois meses, uma nova ilustração convida-nos a visitar o site de Jonas. Mas lá, além de conhecer sua obra, o visitante pode ainda fuçar o CHÁ DAS CINCO, em que o autor entrevista outras personalidades do mundo do livro. Se você desejar, lá você vai descobrir um pouco mais sobre a ilustradora.

Nós conhecemos a Márcia "Chéliga" (é como se pronuncia seu sobrenome diferentão) na Feira do Livro de Porto Alegre edição 2008. Naqueles dias, conversamos pouco, mas percebemos sua rotação suave, calma, que orbita aos poucos em torno da gente. Simpática e atenciosa com todos. Ela ilustrou alguns livros de Jonas Ribeiro como O Perfume do Mar (Salesiana). Além de ilustrar, Márcia também escreve para crianças. Nós gostamos muito de Do Céu ao Céu Voltarás (Cortez) livro que conta com seus desenhos e suas palavras. Belíssimo.
Daqui do coração do Brasil deixamos o nosso MUITO OBRIGADO a Jonas Robeiro e a Márcia Széliga. Vida longa à fantasia que brota da cuca fresca de vocês. Hatuna Matata.

2 comentários:

Alessandra Roscoe disse...

Ah! Vocês merecem! Quero conhecer essa toca tão cheia de fantasia e carinhos manifestos em arte e ilustração, em palavras ditas e escritas!
Grande beijo,

Regina d'Ávila disse...

Lindooooooooooo demais...
Parabéns pelo presente..vocês merecem..
Bjsssssssssssss
Regina.