domingo, 22 de setembro de 2013

Dias comuns também são dias de festa!

No Roedores, alguns dias são como dias de festa, mesmo quando não há um motivo especial a comemorar. Acontecem encontros maravilhosos, leituras inspiradoras e a gente volta pra casa feliz, feliz, feliz e não sabe bem o motivo. Pois foi assim no sábado, 14 de setembro. A foto acima destaca os livros que mediamos durante aquele encontro com as crianças. Não foi a primeira vez que APRENDENDO COM OS BICHOS - YOGA PARA CRIANÇAS (Joãocaré, WMF Martins Fontes) foi apresentado à turma. Na verdade, a Dayla tem introduzido a yoga aos poucos antes do inicio das leituras e esse livro tem sido nosso companheiro há algumas semanas.
Como o dia anterior tinha sido uma sexta-feira 13, nossa menina-prodígio trouxe O CASAMENTO DA BRUXA ONILDA (Enric Larreula e Roser Capdevila, Scipione) para a sala de leitura. O livro conta uma história criativa e divertida sobre os pretendentes a marido que passaram a cercar a bruxa - e os motivos pelos quais ela dizia não a todos! O texto apresenta personagens inusitados e algumas repetições que podem ser usados pelo mediador para "jogar" com as crianças durante a leitura, e fazer disso o motor para uma diversão tamanha!

O LEÃO PAPA DESENHOS (Beniamino Sidoti, il. Gianluca Foli, Pulo do Gato) traz um tema que, por si só, chama a atenção dos leitores: o animal de alimenta dos desenhos das crianças, e as crianças tinham que desenhar por obrigação para salvar a própria pele... pois vai que o leão, com fome, come uma criancinha e passa a gostar mais desse novo menu... Enfim, a turma seguiu atenta ao desenrolar da história.
Por fim, escolhemos um livro sem texto para encerrar as mediações: TEM LUGAR PARA TODOS (Massimo Caccia, Pequena Zahar). Bem, não vou contar a história e estragar as surpresas. Mas a gente se divertiu paca identificando a bicharada e algumas pegadinhas visuais. O traço singular do autor e as leituras que suas ilustrações oferecem nos permitiram ficar em suas páginas por uns bons 10 a 15 minutos. Tiradas divertidas da garotada, a percepção na mudança da paisagem e um detalhe pequenino no final, plenamente percebido por nossos leitores foram alguns destaques durante a mediação desse livro recomendadíssimo!!!
Deixei para o final do post o relato da visita do querido Jardesson (na foto acima, da esquerda para a direita, Celio, Dayla, Jardesson, Ana Paula e Tino). O cara - que era um menino esperto, espoleta e muito querido por nós (quando o projeto acontecia na Pró Gente e na Creche Comunitária da Criança) agora é um rapaz lindo, inteligente e com o olhar cuidadoso de quem observa o mundo para dar o próximo passo. Nosso menino cresceu. Está maior do que a gente. E - imaginem - que delícia é ver o afeto que semeamos no passado frutificar assim. Jardesson chegou cedo, conversou conosco, assistiu às mediações, falou da vida e esperamos, quem sabe, seguirmos juntos semeando leitores. Acho que o seu brilho, certamente, iluminou nossas leituras nesse dia em que uma visita, bons livros e uma criançada atenta e divertida transformou um dia comum num dia de festa! Foi muito bom!

Nenhum comentário: