terça-feira, 28 de setembro de 2010

Tá barato pra caramba!!!

Pequenino (no formato) e precioso, o livro CONTOS DE FADAS (Zahar) reúne qualidade e preço acessível numa edição impecável, em capa dura. São 20 histórias traduzidas a partir do que possamos chamar de fontes "originais", traduzidas por Maria Luiza Xavier de Almeida Borges, e um prefácio de Ana Maria Machado.

Se o leitor procura uma obra com mais referências e comentários, pode arriscar alguns reais a mais e comprar a edição comentada, organizada por Maria Tatar e publicada pela mesma editora. Aliás, o novo livro é uma versão pocket dessa edição, obrigatória para quem deseja mergulhar mais fundo no universo dos contos de fadas. Um livrão pesado, ricamente ilustrado e repleto de informações extras.

Mas a leveza do lançamento também pesa em conteúdo. Os contos, organizados por autores (irmãos Grimm, Perrault, Andersen, entre outros), são precedidos por biografias de seus "criadores". Gostei do fato de o projeto apresentar duas versões do clássico Chapeuzinho Vermelho (uma de Perrault e outra dos Irmãos Grimm). Parecidas mas diferentes. Dá para notar diferenças de estilo e a preocupação dos irmãos Grim em amenizar o final de história. Outra coisa que encanta é a seleção de ilustrações, coloridas, de artistas renomados como Arthur Rackham, Walter Crane e Gustave Doré, por exemplo. Um brinde para o olhar.

Enfim, uma edição de bolso, luxuosa, com ótimas histórias que há muito não aparecem juntas num formato bem cuidado e acessível (menos de R$ 20). Obrigatório para quem deseja (re)descobrir sabores da infância, onde o impossível acontece e a fantasia ainda reina. São histórias escritas entre os séculos XVII e XIX que ainda nos encanta e emociona. Vale a pena. Hatuna Matata!!!

2 comentários:

Í.ta** disse...

esse livro é mesmo um primor!

ficou legal esta postagem. muito legal!

abraços.

Monica Limeira disse...

Realmente um encanto de livro ...além de ter uma formatação maravilhosa, as gravuras são primorosas, enriquecem o acervo de contos com relíquias de ilustrações que completam a nostalgia e a magia das histórias!!!Nada menos que fantástico!!!