terça-feira, 26 de junho de 2007

Sementes, duendes, cores e sabores.

Há dois sábados - num intervalo entre a oficina de arte e o lanche - pedimos aos meninos que preenchessem todo o espaço de cartolinas com giz de cera. Eles não sabiam para que servia. Não entenderam por que não era para seguir uma lógica. Demoraram a entrar no clima. Mas ao final, saíram riscando e colorindo a cartolina. A foto acima mostra como ficou uma delas.
Sábado passado, 23 de junho, recortamos as cartolinas em várias partes, cobrimos a superfície com nanquim e pedimos para as crianças desenharem com palitos e descobrirem as cores por sob o nanquim. A Vilma e o Célio supervisionaram a brincadeira. Foi muito bacana ver e ouvir a surpresa da garotada a cada traço que surgia, a cada cor que "pulava" da base preta do nanquim. A experiência valeu!!! Clicando sobre a foto abaixo você amplia a imagem e vê as nuances do desenho.
No início da manhã, recebemos a visita da Hilariana que - usando uma saia das maravilhas - contou a história de RUMPELSTILTSKIN, o duende que transformava palha em ouro, que tomou conta do salão. O silêncio da garotada impressionou a todos... Hilariana, a princesa, o rei e o duende encheram de fantasia o início da nossa manhã.
Depois que a Juliana contou histórias e o Tino cantou junto com as crianças, foi a minha hora de apresentar as mudanças no projeto. A primeira pergunta foi: - quem gostaria de vir ao projeto toda semana? A resposta está na foto abaixo. É isso: a turma fixa passa a ter um acompanhamento semanal. Estamos com novas idéias e os meninos estão em sintonia. Temos um mundo de histórias pela frente. Seguimos plantando. E assim como as cores brotaram de uma superfície negra, a cada dia a semente se transforma. Vem fruta boa por aí. Huuummmmmmmmm!!!

Nenhum comentário: