quarta-feira, 18 de setembro de 2019

A Vida das Mulheres Kayapó

“É difícil para mim dizer em que aspecto fiquei mais maravilhada com a participação no curso sobre A Vida das Mulheres Kayapó, ministrado no Memorial dos Povos Indígenas (em Brasília, DF) no último dia 04/09. A minha vontade de mediar livros indígenas vem desde o início da minha jornada no Roedores de Livros, porém, sempre fiquei receosa sobre o assunto, por não me sentir conhecedora dos diversos aspectos dessa cultura tão plural. O curso foi um abre-alas nesse sentido.
Após o curso, por exemplo, pude entender melhor como de fato vive a mulher Kayapó, como realmente se dá a sua cultura. Para mim foi literalmente um despertar para uma nova e gigantesca cultura, na qual eu, como mediadora de leitura, sinto a necessidade de semear.
Fazer essa mediação hoje para as crianças foi doce, cheio de novas indagações das crianças e de quebra de padrões e estigmas.” - Thalita Santos, mediadora de leituras do Roedores de Livros.



Nossa mediação foi sobre povos indígenas. A partir das leituras do recém lançado catálogo Menire bê kayapó djápêj - A mulher Kayapo e seu trabalho, e dos livros Das crianças Ikpeng para o mundo (Adaptação e Ilustrações de Rita Carelli, Cosac Naify) e Depois do ovo, a guerra (Adaptação de Ana Carvalho com ilustrações de Rita Carelli , Cosac Naify). nossos leitores perceberam diferenças e semelhanças entre as culturas desses povos

#BibliotecaComunitaria #RoedoresdeLivros
#LeiaParaUmaCriança #MediacaodeLeitura
#LiteraturaInfantil

Nenhum comentário: