Quando eu era pequeno morei às margens dos rios Parnaíba e São Francisco. Morria de medo daquelas águas. Papai e mamãe iam sempre ali nos finais de semana, com os amigos e seus filhos que pescavam e brincavam. Eu, no máximo, banhava os pés e sentava o bumbum num plano seguro. Lembro que vez em quando meus pais conduziam-me pela superfície do rio montado numa bóia de câmara de ar de pneu. O coração batia forte, mas eu estava seguro nos braços do papai ou da mamãe. Mas faltava a coragem para mergulhar sozinho. Mas aos poucos, com a ajuda deles dava um ou outro mergulho, ficava um tempo sob a água prendendo a respiração e sentindo a água me abraçando por inteiro. E foi assim que o medo foi embora e fiquei mais e mais amigo do Parnaíba e do São Francisco.
Mas você, querido leitor, pode estar pensando:
- Mas esse blog não é sobre livros? Cadê a literatura?
Então vamos a ela.
Acho que com literatura também é assim. A gente começa meio sem saber o que fazer, põe um pé na água fria, bóia um pouco nas primeiras leituras e descobre como é bom mesmo quando começa a mergulhar nas páginas mais e mais fundo.
Quando a gente tem a ajuda de um mediador de leitura, tudo fica mais fácil. Ele pode escolher um bom livro, nos levar por suas margens, encontrar os caminhos mais seguros, onde ainda é possível "dar pé" e, por fim, perceber quando estamos prontos a nadar sozinhos por suas páginas.
Alguns livros são assim. Vão muito, mas MUITO além da superfície. Não são rasos. Apenas parecem rasos. Assim é QUERO MEU CHAPÉU DE VOLTA, do canadense JON KLASSEN, traduzido por Mônica Stahel e publicado pela WMF Martins Fontes. Repleto de frases curtas, diretas, que dialogam de forma absurdamente rica com as belíssimas ilustrações, o livro conta a história de um urso educado e extremamente gentil em busca do seu chapéu perdido. Não posso dizer mais. Mergulhem sem medo. Banhem-se nessa que, para mim, foi uma das melhores leituras do ano. Para crianças de todas as idades. Hakuna Matata!!!
2 comentários:
Vou conferir na livraria!
Obrigada pela dica!
Tino, nós aqui na Editora WMF Martins Fontes adoramos a sua resenha!!! Este livro é realmente especial. Há alguns meses, saiu uma outra resenha ótima também no New York Times. Caso tenha interesse em dar uma olhadinha, segue o link: http://www.nytimes.com/2011/10/13/books/review/not-just-another-bear-story.html
Um abraço,
Felipe - imprensa@wmfmartinsfontes.com.br
Postar um comentário