sexta-feira, 11 de março de 2011

Uma pausa, uma festa, vários sonhos

No dia 11 de dezembro o projeto Roedores de Livros encerrou suas atividades oficiais em 2010. E para tanto organizamos um festão natalino literário para nossas crianças - e que acabou envolvendo a comunidade que trabalha e frequenta o Shopping Popular da Ceilândia. Para começar o dia, inauguramos a placa do projeto, na porta de entrada. Uma forma de dizer que, embora "de férias", em breve estaríamos de volta.

Enquanto Ana Paula, Edna e Célio organizavam as coisas na Torre A (nossa Toca), eu entretia a garotada no pátio central do shopping, com um punhado de canções que, juntos, fizemos soar pelos corredores. A cantoria seguiu até que foi dado o "ok" para subirmos à sede. Ao chegarmos, encontramos a escritora Alessandra Roscoe a postos para oferecer suas histórias ao nosso grupo. Alessandra é uma amiga querida e parceira dos Roedores de Livros. Sempre que precisamos (e até quando não precisamos) ela se coloca à disposição. No repertório daquela manhã, Alessandra apresentou seus livros O Jardim Encantado, O Jacaré Bilé e A Fada Emburrada (que fez um sucessão por lá). Depois de tanta história, ela ainda presenteou o grupo com alguns de seus livros e difícil foi organizar a fila dos autógrafos. A garotada adorou!!!

Durante a programação, fizemos o lançamento do Meu Primeiro Beijo, livro artesanal a partir de uma história escrita por Hosana da Paz Santos, a partir da sua vivência no curso de produção de textos ministrado por Clara Etiene, ali mesmo na Toca, nas tardes de sábado.

Difícil saber quem estava mais feliz. Professora e pupila estampavam nos sorrisos o orgulho de uma conquista ímpar. Essa história merece um post exclusivo que a Clara escreverá em breve, compartilhando conosco a transformação que a literatura promoveu na vida de Hosana - e de Clara também, é claro. O fato é que naquela manhã de sábado, Clara leu a história de Hosana para todos, crianças e adultos que, ao final, responderam com aplausos. Ora, vivas. Hosana!

Pausa para o lanche. E que lanche. Bolo e salgados e refris. Todo mundo se esbaldou. Mas a festa ainda reservava uma surpresa para todos.

Descemos as escadas de volta ao pátio central do shopping ao som de músicas natalinas cantadas pelo CORAL ANTÔNIO SARAZATE que gentilmente aceitou nosso convite e nos presenteou com seu repertório que soltou a emoção de todos que ali passavam - e não só das crianças. O espírito do Natal pairou sobre nós e nos encheu de esperança. Foi emocionante.

Depois de muitas canções, aplausos e sorrisos, chegou a hora de agradecer aos administradores do Shopping Popular da Ceilândia pelo espaço cedido ao projeto. Na foto abaixo, retratamos parte das pessoas que fizeram a história do Roedores de Livros naquela manhã e durante todo o ano de 2010. A vocês, mais uma vez, nosso MUITO OBRIGADO.

De volta à Toca, findada a festa, já sem as crianças e os convidados, nós ainda tínhamos uma última surpresa para findar o ano: Ana Paula, Célio, Edna e eu fizemos o convite oficial - aceito de pronto - para que Clara Etiene passasse a integrar, de fato, o nosso grupo.

E com a foto acima, tirada ao meio-dia do dia 11 de dezembro, ao lado da placa recém instalada na porta da sede do projeto Roedores de Livros, encerramos as atividades em 2010. Uma pausa para renovarmos as forças e para que, em 2011, possamos continuar a semear novos leitores. Hatuna Matata!!!

2 comentários:

Valquíria Theodoro disse...

Tudo muito lindo, de dar água na boca! E vontade de ter estado junto !!! Aqui temos um Papai Noel, quando precisar é só agendar.

Abraços a todos deste projeto encantador!

Valquíria Theodoro
Brasília Divertida

Maristela Melo disse...

Que projeto maravilhoso!! Sucesso e mais sucesso..Espero que nosso projeto tenha o sucesso e a quantidade de roedores de livros. visite o meu blog http://leiturasaoventomaringa.blogspot.com/