Para mim, um dos momentos mais emocionantes do Salão FNLIJ do Livro Infantil e Juvenil 2010 foi o encontro com o ilustrador GIAN CALVI, numa performance-bate papo com o público num meio de tarde junina carioca. Tenho uma admiração absurda pelo trabalho dele. A coleção CRIANÇAS CRIATIVAS, sob sua coordenação, é uma obra prima a serviço do leitor infantil.
Sob o olhar atento de Laura Sandroni (foto acima, sentada, à esquerda) e de ilustradores como Rosinha Campos e Jô Oliveira - para citar apenas dois - Gian começou a falar do seu trabalho, mas logo logo se entregou à diversão. Confessou às crianças (o local estava lotado) que gosta muito de criar coisas que não existem. Sugeriu misturar um bicho e um objeto. Daí surgiu a COBRACLETA. O artista começou a dar forma ao objeto que nasceu ali e, a partir do nome, foi existindo no branco do papel. Mas Gian Calvi foi além. Convidou a criançada a ajudar na criação fantástica. A meninada se empolgou e - ao lado do artista - participou da festa criativa. Foi o máximo!!!
Gian Calvi ajudou na formação de diversos ilustradores, sem que estes copiem seu estilo. Mariana Massarani, por exemplo, me contou que a técnica que usou para fazer as mais de 70 ilustrações do CONTROLE REMOTO foi ensinada a ela por Gian. Naquela tarde, após a performance, numa conversa rápida, mostrei a ele o livro e contei o que Mariana havia confessado. Ele parou para folhear o livro, abriu um sorriso como se estivesse recordando bons momentos, me deu um abraço e disse:
- Mande um beijão pra Mariana. O livro está lindo!!!
E seguiu seu caminho.
Em 2010, ele comemora 50 anos de dedicação à fantasia. No primeiro semestre, a exposição GIAN CALVI - 50 ANOS VENDO AS COISAS DE OUTRO JEITO, apresentou à nova geração toda a genialidade desse artista. Espero que ela chegue a todo o Brasil. Enquanto isso não acontece, você pode se aproximar um pouco mais da obra de Gian Calvi no vídeo abaixo, que apresenta a exposição para quem não pode ir ao CENTRO CULTURAL DOS CORREIOS, no Rio de Janeiro, sede da mostra. Aproveite! Hatuna Matata!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário