segunda-feira, 8 de março de 2010

As histórias começam a se soltar na nova toca.

Queridos amigos. Quanta alegria retomar as atividades no projeto. Ainda pairam as dúvidas sobre como nos comportaremos (adultos e crianças) no novo espaço (que adoramos), mas o prazer de compartilhar os prazeres da leitura é muito maior. A manhã do sábado 27/02 ainda foi dedicada aos cadastros e algumas crianças inscritas na semana passada já retornavam à nossa "toca".

Quando formamos um pequeno grupo, convidei o Célio, a Edna e o Tino para a Sala de Leitura e fomos conversar sobre direitos e deveres naquele ambiente. Primeiro, brincamos no momento de apresentação. As crianças deveriam adivinhar nossa idade e, a partir daí, surgiram respostas divertidas - o que mostrou uma turminha bem criativa. Explicamos que sempre deixamos os calçados do "lado de fora" do tapete. Ressaltamos o cuidado com os livros - que são de todos e não de um só -, a necessidade do silêncio e da atenção durante a mediação; informamos os horários de funcionamento e conversamos sobre as dúvidas que as crianças ainda tivessem.

Esse momento em que estamos todos descalços, dando voz às crianças e interagindo com a criatividade e felicidade delas é muito importante para dar "liga" ao grupo. Depois da conversa, o Tino tirou da "manga" O HOMEM QUE SOLTAVA PUM (ilustrações de Patrício Bisso, Caramelo), livro absurdamente engraçado de Mário Prata. Pela foto acima, vocês podem ver que a turma mergulhou na história e - de uma forma diferente do personagem do livro - também soltou os seus puns.

Eu ainda faria outras mediações enquanto Edna e Célio recebiam as inscrições na sala em anexo (temos sala em anexo!!!). Como é uma turma iniciante, as histórias escolhidas são mais interativas. Mais livros brinquedos. E, aos poucos, a gente vai inserindo textos maiores, histórias mais complexas. Mas isso bem aos poucos. Nessa semana, fiz a mediação com VAI EMBORA, GRANDE MONSTRO VERDE (texto e ilustrações de Ed Emberley, Brinque Book) e com o clássico O SAPO BOCARRÃO (Keith Faulkner, com ilustrações de Jonathan Lambert, Cia das Letrinhas). Aos poucos, o encanto pelos livros vai deixando seu perfume no ar da nova toca dos Roedores de Livros. Hatuna Matata.

Um comentário:

Lígia Pin disse...

Olha só a carinha deles! ADOREI!
;o)