O blog dos Roedores de Livros é, antes de tudo, um caminho para oferecer aos leitores uma intimidade com o universo da literatura infantil e juvenil. Seja acompanhando as atividades com as crianças no projeto ou lendo o nosso dia a dia impresso nas resenhas de livros que publicamos por aqui. Resenhas que traduzem a nossa vida com os livros, pois eles fazem parte do nosso cotidiano.
Somos leitores desde pequeninos. Antes mesmo de sermos uma família. Como família, pertencemos àquele núcleo “moderno”: nós dois, os seus, os meus e os nossos. Como os seus e os meus, uma filha de 22 anos e outra de 12; um filho de 13 e outro de 12. Os nossos, além dos quatro filhos, somam-se as crianças do projeto. Ah, e ainda tem uma gata. Continuamos leitores. Aqui em casa alguns lêem mais que outros – como aí na sua casa. Aqui em casa, nem sempre o livro preferido pelas crianças é aquele que indicamos – como aí na sua casa. E nem sempre o livro que eu gosto é o que a Ana Paula prefere – e vice versa.
Em nosso blog você encontra as delícias e os dissabores dessa família em torno do livro e outras coisas que o cercam. É, principalmente, para a família brasileira que escrevemos. Com o desejo de que encontrem bons livros na difícil floresta de lombadas imprensadas nas estantes das livrarias como sardinhas enlatadas. Com o desejo de mostrar que é possível – com vontade e determinação - oferecer às crianças carentes literatura de qualidade sem ficar esperando o apoio de instituições oficiais. Como em todo núcleo familiar, temos o apoio de amigos e parentes.
Acreditamos na literatura como fonte de prazer e não de didática. Acreditamos que a literatura deve servir, antes de tudo, para contar uma boa história e para dar asas à imaginação dos leitores. E, se é preciso sonhar para criar o novo, uma cuca fresca cheia de fantasia pode fazer a diferença – para melhor - no futuro.
Por fim, pertencemos a um outro grupo que não tem nome, estatuto, ONG ou outra associação formal. Grupo formado por pais, professores, jornalistas, escritores, ilustradores, e outros tantos leitores apaixonados. Grupo que cresce e se espalha nas ondas da internet acreditando que Literatura Infantil e Juvenil não é uma coisa menor e nem deveria ser destinada somente às crianças e jovens. O livro ilustrado pode e deve ser objeto de prazer também do adulto.
Neste início de 2010 nosso blog ultrapassa as 150 mil visitas. Temos oficialmente 137 seguidores por aqui e 471 no twitter. Parece pouco mas, para nós, não é. São números que vêm num crescimento lento e gradual. Números que refletem as pessoas que nos visitam curiosas e criteriosas acerca do que acontece aqui no blog. Gente que passa todo dia. Gente que vem de vez em quando. Gente que nós respeitamos e procuramos a cada dia oferecer o nosso melhor.
É para atender a este público que em 2010 construiremos um blog ainda melhor, mais ativo, com mais opinião e informação. Um exemplo para começar: muita gente nos pergunta sobre dicas de livros para compartilhar com seus filhos. Muita gente. E sempre falamos sobre um ou outro título que nos encanta. Portanto, resolvemos já no início de 2010, publicar a nossa lista dos melhores livros do ano passado. Para isso, criamos o SELO ROEDORES DE LIVROS – SELEÇÃO 2009 e a partir de amanhã vocês passam a desfrutar das delícias da nossa lista – e o que é melhor – poderão divulgar os seus preferidos.
Enfim, escrevemos este post para dizer que a família ROEDORES DE LIVROS (incluíndo aqui todos que participam diretamente e indiretamente do Projeto e do blog) continuará atenta para oferecer à família brasileira dicas de livros, entrevistas, curiosidades, novidades e outros petiscos literários. Tudo para aumentar a sua fome por bons livros e boas ideias acerca do universo fantástico da Literatura Infantil e Juvenil. Bom apetite.
Nós, seguimos em busca de novas aventuras. Hatuna Matata!!!
10 comentários:
AHHHHHHhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh a partir de amanhã? E eu que estarei sem pc na praia? Senhor! Vavia as "lans-houses", já estou curiosa pra ler!
beijos, beijossssssssssssssss
;o)
Oiê!
Também estou de olho neste selo.
Bjkk
Isto é que é promessa de ano novo....Meu amigo Franco ai de BSB vive falando de vcs e daqui do Ceará , devo confessar que me apaixonei pelo grupo... Afinal compartilhar a paixão pelos livros cria laços muito especiais.... abraços calorosamente cearenses
ana/tintino,
adorei ler as notícias da toca dos roedores e perceber o clima bom do cerrado que está reinando por aí, contagiando los roedores
gente, hoje estive com josé de alencar e seus personagens, em messejana, ceará. saí de lá, com a cabeça "friviando" de histórias. fiquei sabendo de histórias alencarinas "do arco da velha"...rsrs... ficamos todo o dia com ele e seus ilustres personagens. foi maravilhoso! estou com saudades doceis!!!! inté. abraços alencarinos. sempre, edna
Tino, recebi a mensagem e vim aqui bisbilhotar o que aconteceu no fim de ano. Novo ano lindo para vocês. Para mim,paratodos qeu vem aqui. Vamos ler e roer 2010 livros este ano.
Saudades
Eeeeeeehhh!!! Feliz ano novo, queridos Roedores!
Que 2010 seja ainda mais cheio de livros.
Cá entre nós, covardia colocar Hermione na foto; ela rouba a cena!
Muitas beijocas, outros abraços e que venham nossos cafezes!
Quero mais é roer muitos livros virtualmente com vocês!
Adorei essa ideia da lista!
E muito obrigada pelo carinho com a CRESCER, viu?
Beijos e Feliz novidades!
Cristiane Rogerio
Caros roedores
Parabéns pelo blog, pelo projeto, por tudo, e feliz 2010.
muitos beijos da sua fã
May Shuravel
Olá.
Somos de Portugal e ficamos encantadas ao descobrir este blog. Aquilo que fazem é fantástico: tudo o que sirva para promover, junto das pessoas, o gosto pela leitura é de uma enorme importância e utilidade.
As maiores felicidades para este fantástico projecto!
Mariana & Roberta
Queridos!
Isso é que começar o ano com altíssimo astral! Adorei as listas e indicações, adorei saber notícias e conferir a empolgação destes roedores que já moram em meu coração! Que nos venham 4020 motivos pra comemorar, pois a alegria de ter vocês, também como parte da minha história será sempre dobrada!
beijocas infinitas!
Postar um comentário