quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Para encher os olhos de infância.

Associações, sociedades, grupamentos de artistas (em todas as áreas) não são fáceis de se administrar e muito menos de produzir algo relevante para o público em geral. Tudo costuma ficar recluso em discussões internas nas salas ou chats de reunião. Por isso é uma grata surpresa encontrar nas livrarias o catálogo ILUSTRADORES SIB - LITERATURA INFANTIL E JUVENIL (Vários autores, Editora 2AB), que oferece aos amantes e curiosos acerca do universo literário infantil um belo panorama do que tem sido o trabalho destes artistas em terras tupiniquins. SIB é a sigla para Sociedade dos Ilustradores do Brasil que possui no seu quadro cerca de 200 associados - não necessariamente trabalhando com a ilustração de livros para criança.
O presente catálogo engloba uma mostra da produção para o olhar infantil de 40 ilustradores. Cada um ganhou quatro páginas para apresentar uma coletânea dos seus trabalhos. Há sempre um texto bilíngue (português e inglês) apresentando o artista e algum contato virtual (site ou email). A apresentação do trabalho foi escrita por Odilon Moraes que - embora seja membro da SIB - não conta com seu trabalho ímpar exposto no livro. Ele ressalta a importância do trabalho de ilustradores na produção de livros infantis, seu crescimento em qualidade e identidade. Depois sai de cena para que o leitor seja brindado com aperitivos das obras de nomes já veteranos como Rui de Oliveira, outros não tão veteranos mas já com uma produção rica em números e prêmios como a divertidíssima (e talentosíssima) Suppa e outros tantos nomes.
Fiquei muito feliz de encontrar o trabalho de Daniel Diaz no catálogo. Ainda um "menino", ele é conterrâneo do Tino (cearenses) e desenvolve um trabalho belo e rico em cores e formas, desbravando o mercado a partir de terras alencarinas. Nos encontramos no Salão da FNLIJ de 2007 e desde então temos acompanhado sua evolução nos livros que alcançam a toca dos Reodores de Livros.
Outro talento que é muito querido por aqui e que não aparece com tanta frequência nos livros infantis é o Biry Sarkis. Seu trabalho está sempre encantando as páginas de revistas como a RECREIO. Ele tem um jeito particular de desenhar animais que ADORAMOS. VEJA AQUI os Roedores de Livros criados por ele.

Caso haja alguma dificuldade em encontrar o livro numa livraria perto da sua casa, você pode comprá-lo através do SITE DA SIB. Boa leitura a todos. That's all, folks.

Nenhum comentário: