quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Clássicos!!!

Aquele dia 23 de agosto nos ofereceu uma manhã com o céu de Brasília azul, azul, azul da cor do mar, sem photoshop, que nos encantou os olhos. Faltaram as cores fortes dos flamboyants, mas elas estão a caminho. É só esperar mais um pouco. Eu, Edna e Tino fizemos um suspense para apresentarmos uma caixa repleta de "novos" livros usados. As crianças ficaram loucas para conhecer o conteúdo da caixa e um a um fomos apresentando os novos inquilinos da nossa estante no Centro Comunitário da Criança.
Depois que apresentamos os livros, deixamos a caixa aberta para as novidades ganharem os olhos e os desejos das crianças com suas capas, ilustrações e fantasias. Enquanto isso, Edna conferia as devoluções dos empréstimos da semana anterior. Nosso livro de registros já está precisando de uma nova edição.
Naquela manhã, o tapete vermelho serviu de sala de visita para novos roedores. O projeto parece sofrer uma renovação. As crianças mais velhas estão faltando, mas há um quórum novo formado por meninos e meninas de seis, sete anos. Para este público, nada melhor que apresentar os clássicos!!!
Foi assim que escolhemos juntos o livro para a mediação daquela semana: O Patinho Feio na edição da Companhia das Letras com tradução integral do texto original de Hans Christian Andersen. Esta é uma edição muito bonita que, ao final, apresenta algumas informações adicionais sobre a força que esta história exerce mundo afora.
Para encerrar, a foto abaixo retrata bem a força de uma história que pode parecer batida, conhecida, desinteressante após tanta exposição em livros, revistas, filmes, etc. Não devemos menosprezar os clássicos. Ao ouvir a saga do pequeno animal em busca de um lugar ao sol, nossas crianças foram se chegando como se aquelas palavras carregassem consigo um ímã fantástico capaz de arrastar olhares, braços, pernas, desejos.
O céu, era aquele que é tão cantado aos quatro ventos: um clássico! A história escolhida para a mediação, outro clássico. Nossas crianças também oferecem os encantos azuis do céu de Brasília e as delícias que um ótimo conto oferece ao leitor. Para nós, elas também são clássicas. Hatuna Matata.

2 comentários:

André Mello disse...

O blog é muito bacana. Adoro literatura infantil. O meu grande sonho é escrever ou ilustrar um livro infantil. Um dia eu consigo... se Deus quiser. rs
Sou desenhista e ilustro para os jornais O Globo, Extra e faço chages esportivas para o Expresso e ainda cozinho pra fora. hahaha!
Tudo de bom e muita criatividade para todos nós!

Fátima Campilho disse...

Vocês não poderiam ficar de fora do Prêmio Dardos!
Passe no meu blog para conferir.
Abraços,
Fátima Campilho.