terça-feira, 10 de abril de 2007

A vida deveria ser DOCE como um poema de CORA CORALINA

Há exatos 22 anos, a poetiza goiana Cora Coralina foi conhecer as estrelas. Certamente, levou aos habitantes do éter, seus doces e sua poesia tão intensa de sentimentos. Há exatos três dias estive na cidade de Goiás Velho, na Casa de Cora Coralina, às margens do Rio Vermelho.
Lá, respirei os ares da sua poesia, passeei por salas e corredores que ouviram aqueles passos calmos, repletos de sabedoria.
É indescritível a sensação. Fica guardada aqui no meu coração. Registrada apenas na foto acima. Melhor homenagem para lembrar esta data é ler um poema da Cora. Hoje, deixo aqui o "Todas as vidas". Não tem o estigma do infantil, tão presente neste blog. Mas tem o carinho de uma "neta" das palavras dela. Sinto-me assim. Ah, meu Goiás, tão quente nestes dias, tão delicioso em seus sotaques e manias... sua filha retorna ainda mais saudosa destas raízes... raízes que Cora Coralina descreveu tão bem em sua tardia obra.

"Vive dentro de mim
uma cabocla velha
de mau-olhado,
acocorada ao pé do borralho,
olhando pra o fogo.
Benze quebranto.
Bota feitiço...
Ogum. Orixá.
Macumba, terreiro.
Ogã, pai-de-santo...

Vive dentro de mim
a lavadeira do Rio Vermelho.
Seu cheiro gostoso d’água e sabão.
Rodilha de pano.
Trouxa de roupa,
Pedra de anil sua coroa verde de são-caetano.

Vive dentro de mim
a mulher cozinheira.
Pimenta e cebola.
Quitute bem feito.

Panela de barro.
Taipa de lenha.
Cozinha antiga
Toda pretinha.
Bem cacheada de picumã.
Pedra pontuda.
Cumbuco de coco.
Pisando alho-sal.

Vive dentro de mim a mulher do povo.
Bem proletária.
Bem linguaruda,
desabusada, sem preconceito,
de casca-grossa,
de chinelinha,
e filharada.

Vive dentro de mim
A mulher roceira.
– Enxerto da terra,
meio casmurra.
Trabalhadeira.
Madrugadeira.
Analfabeta.
De pé no chão.
Bem parideira.
Bem criadeira.
Seus doze filhos,
Seus vinte netos.

Vive dentro de mim
a mulher da vida
Minha irmãzinha...
Tão desprezada,
Tão murmurada...
Fingindo alegre seu triste fado.

Todas as vidas dentro de mim:
Na minha vida
– a vida mera das obscuras."

Cora Coralina vive dentro de mim... nestes dias, cada vez mais viva!!!
Obrigada, Cora por me receber tão bem em sua "casa".

Nenhum comentário: