terça-feira, 26 de dezembro de 2006

Braguinha e seu amor pelas crianças...

"Pela estrada afora / eu vou bem sozinha / Levar esses doces para a vovozinha / Ela mora longe / e o caminho é deserto / e o lobo mau passeia aqui por perto..." . Queridos Roedores de Livros, morreu no último DOMINGO, véspera de natal, aos 99 anos, o compositor Carlos Alberto Ferreira Braga, mais conhecido pelos pseudônimos Braguinha ou João de Barro.
A música acima, composta para a trilha sonora da história CHAPEUZINHO VERMELHO da Coleção Disquinho (Selo da gravadora Continental, que em 1976 já tinha mais de cinco milhões de cópias editadas), e que faz parte das mais de 400 canções deste que é considerado um dos maiores compositores da música brasileira. Com certeza você cantou algumas das suas composições infantis: "Eu sou o lobo mau, lobo mau, lobo mau / Eu pego as criancinhas pra fdazer mingau" (Lobo Mau); "Pirulito que bate bate / pirulito que já bateu / qem gosta de mim é ela / e quem gosta dela sou eu" (Pirulito que bate, bate); "Capelinha de melão / é de São João / é de cravo é de rosa / é de manjericão..." (Capelinha de melão) entre tantas outras. Certamente, a letra que escreveu para a música Carinhoso de Pixinguinha já faz parte do nosso DNA musical. Quem nunca ouviu, ou cantou "Meu coração / Não sei por quê /Bate feliz / quando te vê...".
Nosso querido Braguinha também recontou clássicos infantis em livros como a versão de CHAPEUZINHO VERMELHO da Editora Moderna reproduzida na foto acima. Ele também dublou personagens dos filmes Pinóquio, Dumbo, Alice no País das Maravilhas e Bambi. Enfim, uma vida dedicada também às crianças.
Em 2007 completaria 100 anos e já estava nos planos dos Roedores um especial com suas canções eternas. Deixamos aqui nossa admiração e o desejo de que sua família esteja sempre cercada do carinho e amor do povo brasileiro. Braguinha está vivo em nossos corações. Hatuna Matata!!!

Nenhum comentário: