sexta-feira, 2 de maio de 2008

Roedores de Livros na Revista Nova Escola!!!

Queridos amigos. O Roedores de Livros foi um dos 29 projetos selecionados para a Edição Especial Leitura da revista Nova Escola, referência nacional quando o assunto é educação. Uma honra para nós dividirmos o espaço com tanta gente boa de todo o Brasil.
A revista ficou um primor. Na introdução, um panorama sobre a situação do livro e dos leitores no Brasil. Depois, apresenta projetos a partir de uma escala de idades (até 3 anos; de 4 a 6 anos; de 7 a 9 anos; de 10 a 12 anos e de 13 a 15 anos). No rodapé da edição, mais de 150 sugestões de livros!!! E ainda tem entrevistas com Tatiana Belinky, Heloísa Prieto, Fanny Abramovich, Ruth Rocha e Ivana Arruda Leite.
Nosso projeto aparece na faixa entre 7 e 9 anos. Da página 30 até a 39 dividimos as experiências e conquistas com os projetos Borrachalioteca (Sabará, MG), Casulo (São Paulo, SP), Expedição Vaga Lume Portel e o Jegue Livro, do Comunidade de Leitores (Alto Alegre do Pindaré, MA). Já trocamos figurinhas rápidas com a Elza Maria dos Santos (Jegue Livro) e com o Marcos Túlio Damascena (Borrachalioteca) vencedores do Prêmio Viva Leitura de 2006 e 2007 (respectivamente) e somos solidários nas dificuldades e nas conquistas.
Aproveitamos para agradecer o trabalho da repórter Débora Menezes, em particular, que soube transformar em palavras o trabalho de tantos em prol do gosto pela leitura. Nosso obrigado também por toda atenção recebida por Carol Salles. Mas deixamos um parabéns a toda a equipe desta edição. A revista encontra-se nas bancas. Acho que vocês podem comprá-la também pelo site da Nova Escola. Enfim, vale à pena investir e conhecer um pouco do que se faz neste universo.

Esperamos, por fim, que a revista sirva menos para divulgar estas ações e mais para provocar novos parceiros, voluntários, educadores, empresários. Provocar, no sentido de, juntos, arregaçarmos as mangas para mudar com consistência o panorama do livro e dos leitores brasileiros. Hatuna Matata.

3 comentários:

ligia pin disse...

Clap, clap, clap, clap!
Huhúuu!
Smack!

Fátima Campilho disse...

Parabéns!
O projeto de vocês é muito bom e a seleção é apenas uma consequência mais do que merecida.
Ainda vou comprar a revista.
Abraços.

Fátima Campilho disse...

Ana Paula e Tino,
Comprei a revista ontem mesmo e está toda "roída"!
Vou aproveitar todas as sugestões de atividades e de livros.
Abraços.