sexta-feira, 4 de setembro de 2009

oitocentos e poucos. São muitos. Queremos mais.

O mês de agosto começou. Dia primeiro, sábado, foi folga de todos os Roedores de Livros - os pequenos e os grandes. Mas no domingo, 02, foi dia de muito, muito trabalho. Desta vez a tropa pensante foi reunida na casa da Edna. A tarefa? Nada simples: Conferir os livros cadastrados, ver quantos se "perderam" no caminho, além de colher outros dados.

Quando chegamos, Edna já havia separado os livros, facilitando a tarefa para mim e para o Tino. Mas só conseguimos encerrar a maratona quando a segunda feira já estava batendo à porta. Ufa!!! Mas valeu a pena. Descobrimos que havia, de fato, pouco mais de 800 livros cadastrados. E, naquele domingo, contabilizamos mais de 700 livros, que redistribuímos nas caixotecas. Menos de 10% de perda é um número para se comemorar. Até por que muitos livros se perderam na casa dos pequenos roedores que foram crescendo, deixando o projeto, mas se apropriando do que de melhor havia por lá: livros.

Nosso acervo foi construído por doações de amigos; de editoras; de desconhecidos que colaboraram nas campanhas que fizemos em escolas, livrarias e shoppings centers; autores e ilustradores... e alguns que nós compramos em sebos. A biblioteca do projeto possui exclusivamente livros infantis e juvenis. Alguns informativos, outros de poesia. Fantasia para criança nenhuma botar defeito. Lá, as histórias dos irmãos grimm e de Andersen convivem com algumas histórias contadas por barbies. As recriações de Ricardo Azevedo e Câmara Cascudo dividem o espaço com as aventuras de Pérola e Judy Moody. Enfim. 800 e poucos livros em três anos e meio de projeto. Uma conquista e tanto. Mas ainda falta. Livros são sempre bem vindos. E nossa meta para 2010 é conseguir um lugar maior que as nossas caixas de papelão pois os livros precisam estar mais à vista das crianças. Chegaremos lá. Hatuna Matata!!!

2 comentários:

Lígia Pin disse...

Ahhhhh! Na próxima contagem me chama! Adouro fazer isso! HUHUHUHU!
Beijos

Camila F. disse...

Acompanho o blog de vcs a algum tempo...Mas acho que nunca comentei.E este projeto é super bacana.Tenho muita vontade de fazer algo parecido...
Abraços!
Camila