sábado, 2 de maio de 2009

Surpresas que deixam a gente grande por dentro!!!

Frio. Muito frio no início daquela manhã de sábado, 25 de abril, na sede dos Roedores de Livros. Para aquecer, Tino fez um set de músicas para sacudir o esqueleto. Depois, a mediação começou com o livro OH! (Josse Guffin, Martins Fontes) e suas surpresas incríveis. As crianças adoraram. Em seguida, nossos monitores (Daniel, Samanta e Wesley), estrearam as atividades do CLUBE DE LEITURA apresentando a história do livro Lilliput de Sorvete e Chocolate, presente de Hermes Bernardi Jr. a todos os Roedores de Livros (saiba mais no post da semana passada).

Ali, para mim, Edna e Tino, uma nova experiência. Ouvir a interpretação do trio que tanto nos assistiu em quase 3 anos de atividades na Ceilândia (DF), com aquele nervosismo inicial, mas percebendo toda a sensibilidade aflorada no texto de Hermes, os meninos definiram assim o apequenar-se do personagem do livro: - É como se a gente ficasse pequeno por dentro!!! Crianças da comunidade lendo para outras crianças. Mais uma etapa dos nossos planos tomando forma.

Logo depois, recebemos a primeira visita daquela manhã cheia de surpresas. A escritora Alessandra Roscoe trouxe seus livros e canções para nossa toca. As crianças (e os adultos) se identificaram com A Fada Emburrada (Ilustrado por Romonty Willy, Elementar) e sorriram à beça com O Jacaré Bilé (Ilustrado por Ítalo Cajueiro, Biruta). Por falar no Bilé, a canção tema da história fez muito sucesso entre os Roedores de Livros. Tino continuou a mediação com os livros Peppa (Silvana Rando, Brinque Book) e Agora não, Bernardo (David McKee, Martins Fontes). Ouvimos histórias, cantamos muito até que chegou a hora de abrir a CAIXOTECA.
As crianças "voaram" nos livros de Alessandra Roscoe e o jeito foi repartir as leituras. Nesse "intervalo" a Samanta nos apresentou seu Caderno de Férias Roedores de Livros, devidamente preenchido por poemas, leituras, desenhos e caprichos. Mais uma bela surpresa naquela manhã.

A turma seguiu na leitura dos livros.
Enquanto li A Caligrafia de Dona Sofia para Samuel e Mateus.
Foi então que aconteceu a penúltima surpresa daquela manhã: o escritor Jonas Ribeiro e Íris Borges (CBL) apareceram por lá. Os dois estavam a passeio. Fugiam para um breve descanso em Pirenópolis (GO) depois de uma semana de muito trabalho nas escolas de Brasília (DF). No meio do caminho havia o Roedores de Livros e que bom que eles fizeram esta pausa. As crianças, que já conheciam alguns livros de Jonas, ficaram encantados com os travalínguas contados pelo autor.

Depois de muitos sorrisos e um campeonato particular de risadas de bruxa entre Íris Borges e Alessandra Roscoe veio à tona a última surpresa. A cereja no chantilly. Nossa autora visitante, além de deixar um exemplar de cada um dos seus livros na nossa CAIXOTECA, presenteou cada um dos Roedores de Livros com uma edição do seu primeiro livro A MENINA QUE PESCAVA ESTRELAS. Adoramos!!!
Por fim, para registrar este sábado cheio de surpresas, uma foto de caretas para nosso álbum. Foi apenas a segunda semana da "temporada 2009". Vamos trabalhar para que as outras semanas sejam ainda mais ricas em alegria, literatura e respeito pela infância. Hatuna Matata!!!
P.S. Alessandra Roscoe escreveu sobre sua visita aos Roedores de Livros no blog Contos Cantos e Encantos. LEIA AQUI.

5 comentários:

Anônimo disse...

Lindo... Lindo!!!

Lígia Pin disse...

Gentem... sabe que ler os roedores me faz bem pra alma? Gostei muito (again and again) deste sábado!!!
Beijos pra todos vocês!
;o)

Lígia Pin disse...

Gentem... sabe que ler os roedores me faz bem pra alma? Gostei muito (again and again) deste sábado!!!
Beijos pra todos vocês!
;o)

Fátima Campilho disse...

Nossa, foi demais mesmo!
A minha lista para o Salõ está enorme! Um desespero.
Beijos

Cadu Cinelli disse...

gente quanta coisa boa nesse dia, hein?
meus caros abraços cariocas
cadu