quinta-feira, 12 de junho de 2008

O Segredo de Ivan Zigg

Que Ivan Zigg é um ilustrador-escritor talentoso, criativo e premiado todo mundo sabe. Mas este carioca flamenguista guarda segredos que a gente só descobre no dia-a-dia com ele. Por exemplo: apesar de toda a desenvoltura quando conta histórias ou canta suas músicas em cena, o homem é de uma timidez impressionante. Timidez que vai embora quando ele desenha. Aí, ele fala pelos cotovelos, pincéis e tintas. Passeando pela cidade do Rio de Janeiro ao lado deste “grande” ilustrador – afinal são mais de 1,80m de altura (sem os cabelos) – vimos pais e filhos parando-o na rua para confessar que gostaram do livro “tal” ou assistiram a performance “xix”. Meio sem graça, ele abre um sorriso, despeja um balde de simpatia sobre os fãs e aproveita para falar sobre o disco que já está pronto, cheio de músicas ótimas para as crianças, esperando só uma gravadora... ops, revelei mais um segredo!!!

Como qualquer criança ou adulto, Ivan Zigg também guarda segredos que nem mesmo os mais íntimos conhecem. Mas há um, em especial, que se tornou público. E se você quiser saber qual é, convido-o a conhecer seu novo livro publicado pela Rocco. O título não poderia ser diferente: Segredo.

O que é um segredo? Zigg explica usando de muita sensibilidade, frases curtas e ilustrações com a marca da sua originalidade. Oferece ao leitor uma viagem pelos labirintos onde o danado se esconde. Cada página serve como alimento para a nossa curiosidade que se sacia na última ao descobrir o segredo. O dono deste tal segredo é baixinho, misterioso e desconfiado. Mas pode ser o leitor. E este é outro grande trunfo do livro, pois o segredo faz parte do universo de todos nós, sejamos crianças ou adultos. E isso não é segredo nenhum.
Há tempos que os Roedores de Livros promovem a idéia de que livro infantil não é só para criança. E não somos os únicos a pensar assim – é claro! O Segredo de Ivan Zigg pode ser um belo presente para seu filho(a), sobrinho(a) ou outra criança a quem você dedique seu afeto. Mas pode ser também um presente surpreendente para o seu companheiro, namorado, marido, namorido... enfim. Pode servir tanto para declarar sua paixão reprimida quanto para apimentar o dia dos namorados com uma idéia original e encantadora. Presente para qualquer dia desde que seja um dia para celebrar uma relação entre pais e filhos ou entre um casal. O Segredo faz sucesso por aqui. Já passou por muitas mãos curiosas. Arrancou sorrisos da Júlia, brincadeiras do Tino e “ooooohhhhhh” de muitas amigas e amigos a quem – travestida de fofoqueira – mostrei o Segredo.
Espero que Ivan Zigg não saia por aí espalhando outros segredos como o seu medo de montanha russa, sua paixão por motos, seu pavor em ver sangue e a sua veia jornalística pulsante na adolescência quando, no colégio, escrevia à mão e distribuía entre os alunos um jornal onde o que não faltavam eram segredos dos outros. Por fim, vou contar um segredo que Ivan não sabe: nós adoramos as esfihas do Largo do Machado. Queremos mais, mais e mais!!! Hatuna Matata!

PS1. Ivan Zigg lança Segredo no próximo domingo, 15 de junho, na Livraria da Travessa no Leblon, Rio de Janeiro. Clique na imagem acima para uma melhor leitura do convite.

PS2. Primeira imagem: Ivan Zigg – Segunda imagem: Capa do livro Segredo – Terceira imagem: Uma ilustração do livro – Quarta imagem: Eu “vestida” de Ivan Zigg – Quinta imagem: o convite para o lançamento do livro no Rio de Janeiro.

4 comentários:

Hermes Bernardi Jr. disse...

Lindo esse post para o Ivan. Adoro o trabalho dele. Quando eu crescer, não tanto quanto ele por uma questão de genética, quero ter um livro ilustrado pelo dio cujo. E o segredo... hum, é segredo, ora! Dei de presente, hoje, com autógrafo do autor. Para quem? Ah, "sai pra lá" que esse segredo é só meu!

Abraço enorme, queridos roedores

Marcelo Maluf (Marcelo Pinotti Maluf) disse...

Que maravilhosa descoberta o blog de vocês!!!Sou escritor e mantenho também minha página na web dedicada a literatura do imaginário infantil e juvenil, etc.
Parabéns pelo trabalho! Se quiserem conhecer o meu trabalho acessem:LABRINTOS NO SÓTÃO:
www.labirintosnosotao.com

Forte abraço,
Marcelo Maluf

Andréia disse...

Eu já tinha descoberto esse blog depois... coberto de novo. Agora adicionei aos meus favoritos e quero voltar sempre. Adoro o Zigg tanto escrevendo quanto ilustrando.
Passa lá no meu blog: www.licorcomrebu.blogspot.com
Bj

Filyppe Saraiva disse...

Esse livro é de uma fofura só, daquelas imensas e sem tamanho (afinal, imenso não é um tamanho... né?!)

E pra quem ainda tá procurando um bom presente pro Dia dos Namorados e não achou o livro do Ivan em lugar nenhum, aí vão outras dicas:

Você, do Stephen Michael King, que, a essa altura do campeonato você também não vai mais encontrar.

Tem também o Mania de Explicação, da Adriana Falcão, que faz uma viagem pela vida de uma garotinha que sabia explicar todas as coisas, menos uma.

E por último, mas não menos importante, o livro que foi tema do post de ontem do Roedores, aquele mesmo que o Israel leu pro pessoal e fez o maior sucesso... o belíssimo e inoxidável A Grande Fábrica de Palavras, da Agnes de Lestrade com ilustrações da Valéria Docampo. Lindo lindo lindo.

PS: Como um bônus track, vai a dica do livro com o qual eu presenteei minha querida noiva mais linda do mundo inteiro nesse Dia dos Namorados... Where Does Love Come From?, todo ilustrado pela Milena Kirkova.

Um feliz dia dos namorados para todos.