terça-feira, 6 de fevereiro de 2007

SUPER BLOG sobre Música Infantil Brasileira

Gente... há algum tempo, quando fomos entrevistados pela TV RBI o Tino (meu sapo desencantado) citou a coleção TABA e as dificuldades em encontrá-la nos dias de hoje... a necessidade de uma reedição em Livro CD... enfim... estamos meio que loucos por aqui com o Blog da Cláudia, que descobrimos recentemente. Chama-se CANTOS E ENCANTOS e vale a sua visita!!!
No Blog ela disponibiliza sua espetacular coleção de discos infantis... é impressionante... tem fotos, som, histórias... enfim!!! Parabéns, Cláudia, pela iniciativa. Os Roedores agradecem!!!
A TABA foi lançada em 1982 pela Abril Cultural, em fascículos acompanhados de discos, com histórias genuinamente brasileiras e produzidas especialmente para a coleção. Foi vendido em bancas, tinha um ótimo apelo visual e vários pontos positivos, como formato, preço compatível, brindes e histórias inéditas, além de interpretação musical por cantores nacionais bastante conhecidos e conceituados.
Participaram da Coleção autores conceituais como Ruth Rocha, Joel Rufino dos Santos, Ana Maria Machado e Sylvia Orthof, além de ilustradores do naipe de Walter Ono, Alcy e Michele. Outra coisa maravilhosa da TABA e que - de certa forma - tem a ver com o que fazemos nos Roedores de Livros, foi a inserção da música brasileira dentro da historinha... Ouvíamos canções com Caetano, Nara Leão, Tom Zé, Gal Costa... Isto foi - e é - genial!!! Música e literatura. Tudo a ver!!! Saudades da TABA!!! Deveria ser reeditada. Hatuna Matata!

P.S. Copiamos algumas imagens da coleção, postados inicialmente no Blog Cantos e Encantos.

4 comentários:

Ligia Pin disse...

Eu tenho alguns!
Eu tenho!
Eu tenho!
;o)

Anônimo disse...

parabens pelo site.
Visitem YOUTUBE sessão TRAPINHASTUBE e assistam a afilhada de BETO CARRERO a VIRGINIA DE MAURO "LULLY". SEU ULTIMO DESEJO MOVIDO PELA MÃO DE DEUS E DAS PESSOAS DE BEM.
Musicas como CAVALEIRO DA VITÓRIA e MEU PADRINHO BETO CARRERO

Anônimo disse...

Adoro essa coleção. Tenho alguns na minha casa e sempre leio para os meus sobrinhos. Mas não tenho mais som que toca vinil, o que é uma pena, pois o melhor mesmo é a narração e a música de alta qualidade.
Gostaria de saber se existe uma algum link que eu possa baixar as histórias em audio, para copiar em CD. E também se consigo as outras histórias que não tenho.
Sou Psicóloga e trabalho com inclusão social em um projeto público. Estou montando peças de teatro, usando essas histórias.
Informações podem ser enviadas para ericagv@ig.com.br. Agradeço antecipadamente. Érica

Maria Ambrosi disse...

Olá..
Sou uma vovó que há muito tempo procuro por esta coleção TABA. Quando meus filhos eram pequenos comprava sempre e os discos eram tocados em uma pequena vitrola, nem sei quem gostava mais se era eu ou eles rsss....Como morei em vários estados brasileiros em uma dessas mudanças a coleção se perdeu, que tristeza!! Será que nunca foi republicada? Se foi por favor me avisem quero que minha netinha também se alegre com as histórias e as músicas. Abraços, Maria