terça-feira, 16 de janeiro de 2007

Algumas dicas para animar as férias...


Nestas férias, ficamos em casa. Vez em quando saímos para um cinema, um boliche, um passeio para um lanche diferente, colônia de férias... enfim... no meio destas atividades, sempre uma passadinha na livraria para garimpar bons livros. Na lista que apresento a seguir, listo os livros mais recentes da nossa estante das maravilhas... desde o presente belíssimo que a Juliana nos deu (O Fio da Aranha), passando pelas histórias maravilhosamente bem escritas por Marcelo Coelho (A Professora de Desenho), a trama bem montada por Regina Machado (Nasrudim) e a maravilhosa compilação de duas histórias da Silvia Orthof (A Fada pra lá...). Para quem busca uma boa dica... espero que esta listinha ajude. Abraços mirins.

FIO DA ARANHA. Ryunosuke Akutagawa & Hideyuki Fujikawa. Ed. Shinseken.
Era manhã no Paraiso. Contemplando o lago da flor de lotus, o Sublime Buda percebe um condenado que sofria um justo castigo nas profundezas do inferno.Kandata, o condenado, sofria os castigos do inferno por seus inúmeros crimes durante a sua vida: assassinatos roubos, incêndios. Lembrou-se então o Sublime Buda de uma única boa ação de Kandata: ao caminhar por uma floresta, tinha ele poupado a vida de uma aranha. Devido a este ato de generosidade, o Sublime Buda decidiu oferecer uma oportunidade de escapar dos tormentos do Inferno. Fez baixar um grosso fio prateado de aranha até o Lago de Sangue, onde Kandata estava submergido. Kandata sobe pelo fio ancioso para sair do inferno, de chegar mesmo ao Paraíso, mas tudo termina em vão...O Fio da Aranha, conto publicado em 1918, foi o primeiro de uma série destinada a jovens, e denota forte influência da filosofia budista.

A PROFESSORA DE DESENHO. Cia das Letrinhas. Marcelo Coelho, com ilustrações de Luiz Maia.
Um autor que tem alergia a fábulas e se irrita com bichos falantes escreve lembranças da infância: a coleguinha Helena tinha um cabelão vermelho, o professor de ciências dava bronca em Robertão, a professora Lucinha um dia quis apresentar o namorado aos alunos. São situações semelhantes àquelas que toda criança vive na escola. Marcelo Coelho narra esses acontecimentos segundo a lógica cristalina em que as crianças são especialistas. Com isso, as cenas evocadas se metamorfoseiam, perdem todo o ridículo e podem emocionar todas as pessoas, crianças ou não.Título Altamente Recomendável pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - FNLIJ 1995, categoria criança

NASRUDIM. Regina Machado, com ilustrações de Ângela Lago.
Como em Formiga Aurélia e outros jeitos de ver o mundo, neste livro Regina Machado demonstra uma fina compreensão da tradição oral, dos aspectos éticos e formais que dão vigor a essas narrativas sem dono. Originário do folclore da Turquia, o personagem Nasrudin é um mulá (que em árabe significa "mestre"). É um herói curioso: parece ingênuo de tudo, mas é mais esperto do que todos nós. Alguns de seus contos são dignos de um verdadeiro sábio oriental, com enigmas lógicos e soluções mirabolantes. Outros são casos de simpática malandragem, de confusões que só se resolvem com muita esperteza. Nasrudin às vezes lembra um personagem muito familiar aos leitores brasileiros: Pedro Malasartes, cujas travessuras e astúcias são narradas há séculos nos países de cultura ibérica.Regina Machado combinou os contos do mulá com a história de uma divertida turma de amigos reunidos em torno de Kláun Noguera, uma espécie de contador de histórias que os desafia a adivinhar como Nasrudin se livra de enrascadas e passa a perna nos amigos, no rei e até mesmo na própria mulher.Título Altamente Recomendável pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - FNLIJ 2001, categoria reconto

A FADA PRA LÁ DE PASÁRGADA E CABIDELIM O DOCE MONSTRINHO. Silvia Orthof com ilustrações de Andrés Sandoval. Coleção Barco a Vapor. Editora SM.
Fadas existem aos montes: fadas celestes, fadas do sol, fadas-duendes, mas nenhuma se compara à fada Poesia. Ela é a mais brasileira de todas as fadas do mundo: negra, com linda cabeleira cheia de tranças e adora fazer rimas. O universo da fada Poesia é recheado de seres fantásticos: a ninfa Brisa, o tio Vento, com seu cavalo alado e guarda-chuva quebrado, e um anão gigante chamado Mini-Máxi, que tem um calo de estimação falante em um dos dedos do pé. Quando todos esses seres se encontram, tudo pode acontecer, até um inusitado pedido de casamento.

Nenhum comentário: