quarta-feira, 15 de novembro de 2006

Livros, Luas e ótimas leituras


PEDRO E A LUA
Autor e Ilustrador - Odilon Moraes. Editora - Cosac & Naify.
Uma verdadeira busca pela identidade. Assim pode ser descrito este livro, escrito e ilustrado por um dos mais premiados talentos do livro infanto-juvenil no Brasil.O menino Pedro é fascinado pelos mistérios da noite e das estrelas e fica encantado quando descobre, nos livros, que a Lua que ilumina a noite é um satélite feito de pedra, e que o seu próprio nome significa "o de pedra". O personagem passa a achar, então, que as pedras que encontra por aí são fragmentos lunares e, em companhia de sua tartaruga de estimação, chamada Lua, vai inventando toda uma cosmologia particular. Premiado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - FNLIJ.

LUAS E LUA.
Autor - James Thurber. Ilustrador - Marc Simont. Editora Ática.
A princesinha Letícia adoece, pois quer ter a lua. O rei, desesperado, pede ajuda a seus conselheiros. Mas só o Bobo da Corte encontra a solução. Considerado altamente recomendável para a criança pela FNLIJ.

O NASCIMENTO DA LUA.
Autor e Ilustrador - Coby Hal. Editora Brinque Book.
Muito tempo atrás, as noites eram negras e os animais tinham medo da escuridão. Então, três patinhos foram pedir ao Sol que lhes desse uma luz para iluminar a noite. O Sol lhes mandou a Lua, mas logo os patinhos voltaram para pedir uma luz mais forte. Então o Sol fez a Lua ir crescendo até se tornar redonda e cheia. Mas os patinhos se acostumaram com a luz da Lua e nem se lembravam mais de agradecer ao Sol que, desapontado, deixou a Lua ir minguando até a noite escurecer novamente. Como será que os animais conseguiram ter sua luz de volta?

OS DEZ SÓIS QUE SE APAIXONARAM PELAS DOZE LUAS
Autora - Lisa Bresner. Ilustrador - Fréderick Mansot. Editora - Cia das Letrinhas.
Segundo os antigos chineses, existiam doze luas e dez sóis. Eles viviam bem separados, até que um dia o Décimo Sol vê a Décima Segunda Lua e passa a sonhar com ela - sonha que os dois se encontram e vão viver juntos, o que é impossível. De tão triste, ele está empalidecendo e perdendo o brilho, e acaba armando uma confusão: com a luz de todos os irmãos iluminando o céu ao mesmo tempo, consegue ver sua amada. Mas o calor extremo gera uma seca sem precedentes, que compromete a vida de todos os chineses. Os animais que sabiam voar se escondem na Gruta Proibida aos Homens, os peixes morrem todos cozidos, as plantas estão mortas. No livro, algumas palavras são substituídas por ideogramas chineses ao longo da história, que ensina mais um pouco da cultura do país. Em Os dez sóis que se apaixonaram pelas doze luas conhecemos a lenda da origem do arroz, planta que alimenta os homens, as mulheres e as crianças da China há mais de 3 mil anos.

A FLAUTA DA LUA
Autora - Audrey Wood. Ilustrador - Don Wood. Editora Ática.
Enquanto todos dormem, Flávia não consegue pegar no sono. Então recebe de presente da lua uma flauta mágica, que a conduz pela noite numa viagem cheia de magia.

Nenhum comentário: