quinta-feira, 23 de novembro de 2006

Cultura negra para todas as crianças.

SUA MAJESTADE, O ELEFANTE - CONTOS AFRICANOS.
Autora - Luciana Savaget. Ilustrações de Rosinha Campos. Paulinas.
O livro apresenta duas histórias divertidas e ao mesmo tempo ternas sobre esse enorme e simpático mamífero, que recuperam as antigas lendas africanas e os contos transmitidos de geração em geração. Na primeira delas, descobrimos que nem sempre o leão foi o Rei dos Animais. Antes dele, a majestade era o elefante, cujas qualidades morais - como justiça, honradez e imparcialidade - são tão grandes quanto seu tamanho físico, a ponto de ser querido e respeitado por todos os demais bichos. Descreve também as tentativas do leão, o único súdito que desrespeitava o rei, de usurpar-lhe o trono. A segunda história fala sobre como o elefante ganhou sua tromba comprida. Atacado por um crocodilo, teve seu pequeno focinho espichado até ficar enorme, de um jeito tão doloroso. Mas, depois de um tempo, o que era gozação e vergonha passou a ser vantagem e motivo de inveja pelo restante da manada, quando todos descobriram como a tromba longa era útil!

O BAÚ DE HISTÓRIAS (Coleção Crianças Criativas).
Autor e Ilustrador - Gail E. Halley. Global.
'O baú de histórias' mostra como é importante recuperar a memória de um povo, de uma nação, como parte do acervo cultural. Vencedor do prêmio The Caldecott Medal, mostra como homens e animais, pequenos e frágeis podem superar e vencer grandes dificuldades. Tudo isso com o colorido e as tradições do mundo africano.

O AMIGO DO REI.
Autora - Ruth Rocha. Ilustrações de Eva Furnari. Ática.
Com belíssimas ilustrações baseadas em gravuras de Rugendas e Debret, o livro conta a história da amizade entre o escravo Matias e Ioiô, filho do patrão. Há muito tempo atrás, quando no Brasil ainda existia a escravidão, um menino muito esperto dizia que ia ser rei. Matias era negro e morava na Senzala e nasceu na mesma época que Iôiô, menino branco da Casa Grande (onde moravam os senhores de escravos). Eles aprenderam a brincar juntos, mas na hora das brigas, adivinha quem tinha razão? Eles aprontam e deixam o pai de Iôiô furioso. Os garotos levam aquela surra. Magoados, resolvem fugir pela mata, lugar de várias surpresas, onde sonhos de liberdade podem se tornar reais.

O PRESENTE DE OSSANHA.
Autor - Joel Rufino dos Santos. Ilustrações de Maurício Veneza. Global.
Mais uma lenda do que um fato... Mais um mito do que uma história... O livro conta a história de dois meninos e dois mundos distintos. Um negro, pobre, escravo e sem nome; o outro branco, com nome, rico e o direito de fazer do negrinho um 'brinquedo'. Baseado em um conto de José Lins do Rêgo, o autor recria a história sob o ponto de vista do menino sem nome acrescentando informações da cultura africana e do mundo mítico do moleque escravo.

CONTOS AFRICANOS PARA CRIANÇAS BRASILEIRAS.
Autor - Rogério Andrade Barbosa. Ilustrações de Maurício Veneza. Paulinas.
O livro reúne dois contos de temas universais e tradicionais, que pertencem à literatura oral de Uganda; o primeiro fala de como nasceu a inimizade entre o gato e o rato, e o segundo, do motivo pelo qual os jabutis têm os cascos "rachados". O autor fez algumas adaptações para o jovem leitor brasileiro, mas manteve as características próprias da região de origem, que permitem conhecer uma pequena parte da cultura daquele país, de belezas estonteantes. Propõe, ainda, que as crianças leiam, pesquisem e comparem as versões já conhecidas e, assim, passem a reconhecer a riqueza que nasce da diversidade.

POR QUE O SOL E A LUA VIVEM NO CÉU.
Versão de André Koogan Breitman. Ilustrações do Laboratório de Desenhos. Cia. Editora Nacional.
Já imaginou como seria se o Sol e a Lua vivessem na Terra? Pois este conto tradicional africano afirma que antigamente era assim até que um convite do mar fez com que eles fossem morar no céu.

Um comentário:

Olga Grau disse...

Olá
Eu moro em Massachusetts, e eu estou participando de vários projetos para ajudar estrangeiros nas escolas públicas de uma cidade pequena chamada Westborough onde também a moram muitos brasileiros. Infelizmente não achamos histórias para crianças em Português, nem a preços razoáveis (não inferior a E.U. $ 12). Poderia me recomendar algum site ou lugar onde a gente (as Escolas) possa comprar por atacado?
Agradezco muito pela sua colaboração.
Olga Grau